Assisti a uma aula do meuSucesso.com (First Class) que gostei muito. Ela foi apresentada pelo professor Eduardo Maróstica e tem como foco o desafio de ser criativo sem grana (essa aula está atrelada ao Estudo de Caso do Alexandre Costa da Cacau Show que, para crescer, teve de se virar inovando sem recursos financeiros abundantes).
Extrai diversos insights desse conteúdo. O principal deles é proveniente de um paradoxo que tenho observado cada vez mais, sobretudo em startups: ter acesso a muito recurso financeiro é um perigo para a operação do negócio.
Pode parecer uma provocação para quem precisa desesperadamente de capital para dar conta de seu projeto, porém lhe garanto que essa é uma realidade nua e crua. O empreendedor que aprende a se virar e viabilizar seu projeto com pouco capital tende a ter mais condições de ser bem sucedido.
Não só na visão de Alexandre Costa essa convicção está presente que, mesmo em uma situação com mais acesso a capital, mantém essa cultura, mas também na de Facundo Guerra, o fundador do Grupo Vegas que também estudamos. Facundo comenta que “muita grana faz mal ao projeto, pois inibe a criatividade”.
Meu querido amigo Pedro Waengartner, fundador da ACE, principal aceleradora de negócios da América Latina, tem um frase lapidar nesse sentido: “Em um projeto empreendedor, a inteligência sempre vence a grana”.
Essa aula me trouxe um conhecimento bastante relevante. O professor Maróstica é um dos mais populares e reconhecidos professores da FGV. Um craque.
Recomendo muito estudar esse material.
Boa semana!
Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.