Inovação e Tecnologia

O que é BYOD?

30/12/2014 • por meuSucesso .com

É importante haver uma política clara que regulamente a prática

Enquanto os departamentos de TI se esforçam para acompanhar as novidades tecnológicas, muitos funcionários das empresas desejam apenas usar seus próprios aparelhos para acessar informações corporativas. Esse comportamento tem consequências positivas para as companhias, que podem reduzir os custos e ter uma equipe mais conectada, e para os colaboradores, que poderão escolher os sistemas que desejam. Mas é importante haver uma política clara que regulamente a prática dentro da organização e garanta a segurança das informações.

A tendência batizada como "Bring Your Own Device (BYOD)" também abriu discussões sobre como manter a privacidade dos trabalhadores nesse cenário. Uma pesquisa da Ovum, realizada pela empresa de segurança móvel AdaptiveMobile, conversou com 5 mil profissionais de 19 países diferentes. Como resultado, mais de 84% dos funcionários classificam esta como uma questão preocupante em relação ao uso de seus próprios dispositivos no trabalho. Além disso, 24% dos funcionários não se sentem seguros em dar aos empregadores qualquer forma de controle sobre seus dispositivos.

A falta de confiança entre equipe e empresa nasce de uma própria orientação do sistema BYOD. Geralmente,  corporações que adotam o sistema pedem, além dos cuidados trivais, como deletar informações da companhia e uma proteção sólida da segurança do smartphone ou tablet, acesso a dados mantidos em dispositivos pessoais, o que causa insatisfação.

"A pesquisa ainda mostra que a readequação do modelo precisa se basear no equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e evidenciar a separação entre os dois papéis. Em resumo, o business everywhere ainda precisa encontrar maneiras de equilibrar as demandas de segurança corporativa com as preocupações de privacidade dos funcionários ao usar dispositivos pessoais para o trabalho", afirma Wagner Bernardes, da Orange Business Device.

Implementar o BYOD não significa apenas permitir que os colaboradores utilizem seus próprios aparelhos como instrumento de trabalho. Significa também o surgimento de uma nova cultura organizacional com uma mudança na relação de confiança entre equipe e gerência, além de implicar padrões mais flexíveis, mais produtividade e satisfação no ambiente de trabalho. O BYOD chegou com a nova era para ficar. Por isso, empresas e funcionários precisam se adaptar a ele para que todos lucrem com isso.

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com.

Comentários