Marketing

O que é branding?

29/12/2014 • por meuSucesso .com

A publicidade é apenas uma fatia do seu branding, junto aos canais de distribuição, comunicação visual e o discurso adotado pela empresa

Existem marcas que possuem bons produtos, mas ainda assim não conseguem estabelecer uma relação forte e duradoura com seus consumidores. A ausência desse diálogo pode ser um dos sintomas de falha no setor de branding, que é a combinação das estratégias de marketing, planejamento, comunicação e design. 

Em português direto, o brand management é o gerenciamento de marca, o setor responsável por definir pontos de venda, posicionamento mercadológico, estrutura de pessoas, extensão de linhas de produtos e o lançamento de novas marcas, sendo essa construção uma espécie de promessa ao seu cliente. 

O branding é o que diz aos consumidores o que eles podem esperar de seus produtos e serviços, e o que os diferencia de seus competidores. Sua marca é um desdobramento de quem você é e deseja se tornar para ser percebido.

Publicidade x branding

A publicidade é apenas uma fatia do seu branding, junto aos canais de distribuição, comunicação visual e o discurso adotado pela empresa. Esse processo deve se iniciar com a formulação de um design inteligente, priorizando a mensagem transmitida pelas embalagens, logotipos, cores, formas e signos. Esses elementos se entrelaçam para promover uma identidade da marca e sua comunicação visual. 

Quando feito de forma consistente, o branding é capaz de agregar valor aos produtos e serviços.  A American Marketing Association explica que a atividade não tem como objetivo, simplesmente, fazer com que um consumidor opte por uma marca, mas que ele a enxergue como uma solução para seus problemas ou respostas aos seus desejos. 

Essa construção é feita a partir dos valores organizacionais que saem da cultura interna da empresa e são transmitidos para o mercado. O branding bem feito é aquele que consegue alinhar as estratégias do negócio ao que a marca deseja expressar em termos de imagem.

A formulação do branding deve responder a algumas perguntas básicas:

  • Qual a missão da sua empresa?
  • Quais os benefícios de seus produtos e serviços?
  • Quais as perspectivas de seus clientes em relação à sua companhia?
  • O que os consumidores e prováveis consumidores já pensam em relação à sua empresa?
  • Quais qualidades podem ser associadas à sua companhia?

Em sintonia com isso, deve vir a gestão e o modelo de venda desse produto.  O branding deve colocar em sintonia experiências verdadeiras da equipe que faz a marca e seus consumidores, podendo ser definido como o design de mãos dadas com a comunicação e a gestão.  

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com

Comentários