Inovação e Tecnologia

O que é e por que SEO é importante?

7/08/2015 • por meuSucesso .com

Trabalhar com SEO é ao mesmo tempo indispensável e, justamente por isso, desafiante

Hoje, os buscadores são responsáveis por cerca de 50% do tráfego na internet. Ou seja, metade das navegações começa com uma busca. Esse percentual engloba resultados pagos (por meio de links patrocinados), mas a maioria tem origem orgânica, o que significa que o site aparece “espontaneamente” nos resultados do Google, Bing, Yahoo e afins. Colocamos a palavra espontaneamente entre aspas porque, na verdade, estar bem ranqueado nesses sites não é tão espontâneo assim. Existem estratégias que ajudam a colocar páginas nas primeiras posições e você, empreendedor, precisar conhecê-las.

Essas estratégias estão reunidas numa atividade conhecida como SEO (Search Engine Optimization, que, em português, significa Otimização para Mecanismos de Busca). Isso nada mais é que a reunião de várias técnicas e práticas que têm como fim tornar os sites mais relevantes para os buscadores. 

Trabalhar com SEO é ao mesmo tempo indispensável e, justamente por isso, desafiante. Some-se à sua importância o fato de os algoritmos utilizados pelo Google e seus concorrentes serem atualizados constantemente, mudando regras e obrigando os profissionais da área a estarem sempre atualizando suas estratégias.

Os principais aspectos

Uma boa estratégia de SEO atua, basicamente, em duas frentes: programação e conteúdo. A primeira diz respeito à estruturação do background do site para que tenha uma boa reputação perante os buscadores e seja apresentado ao público certo nos resultados de busca. Isso inclui a utilização de tags e metatags, estruturação de páginas para que sua exibição nos resultados de buscas seja atraente, programação que torne a navegação mais rápida, entre outras coisas.

Na outra frente está o conteúdo. Para se manter relevante, o site precisar ter uma frequência de atualização, alinhada com sua proposta, utilizando termos que ajudem os motores de buscas a identificar as páginas corretas para quem busca.

Dicas importantes

Abaixo, elencamos algumas dicas sobre elementos e ações importantes para uma boa estratégia de SEO. Confira:

Metatags – São informações que não aparecem para os leitores dos sites e só podem ser lidas pelos motores de buscas. São elas que vão fazer apontamentos necessários para que os buscadores apresentem as informações certas em seus resultados e para as pessoas que interessam. Por exemplo: digamos que o www.meusitedexemplo.com.br é um site sobre SEO. Ele precisará ter, entre outras coisas, uma metatag com uma breve descrição de sua proposta, que aparecerá logo abaixo de seu nome e endereço no resultado do Google ou outro buscador. Isso só será lido lá e ajudará o internauta a identificar melhor o conteúdo e tomar a decisão de acessar aquele link ou não. Enfim, as metatags são fundamentais para que seu site seja lido pelos robôs dos buscadores.

Palavras-chave – Se sua empresa vende artigos para festas, seu site precisará conter conteúdos com termos relacionados a essa área, como “bolo”, “casamento”, “festa”, “docinhos”, “DJ”, “recepção” etc. Isso fará com que os buscadores deem relevância ao seu site e deem prioridade a ele quando algum buscar informações sobre esse assunto.

Site rápido e sem links quebrados – O Google, que é o principal buscador do mundo, costuma punir sites lentos ou que têm muitas páginas indisponíveis, que foram apagadas. Tenha sempre o cuidado de evitar inserir elementos demais no seu site ou utilizar um padrão de programação antigo, que torne a navegação mais lenta. Também evite ficar publicando e apagando conteúdos. Isso prejudica a reputação do seu site.

Título e descrição – Use títulos chamativos e que tenham relevância para a linha de assunto que você cobre. Mas, principalmente, tenha cuidado com o tamanho dos textos que vão para esse espaço, bem como o de descrição. No Google, o título é o texto principal, aquele que aparece em azul. Em preto, logo abaixo do título, aparece a descrição. O ideal é que o primeiro tenha cerca de 70 caracteres e o segundo fique com por volta de 140.

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com

Comentários