Inovação e Tecnologia

O que o pequeno empreendedor deve fazer para inovar

27/11/2015 • por meuSucesso .com

Os melhores insights vêm de onde menos se espera

Às vezes fica a impressão de que inovação é uma palavra que só cabe em empresas super disruptivas, aquelas de alto impacto, modernas. Um grande mito. Inovar, na verdade, é criar soluções que gerem impactos positivos, seja para uma organização, uma comunidade ou o planeta. E isso pode ser feito em qualquer lugar, a qualquer hora. 

Os pequenos empreendedores não só podem, como devem inovar. Isso, inclusive, é uma condição para que cresçam. Aperfeiçoar processos, melhorar o atendimento, lançar uma promoção criativa, criar um modelo de vendas mais eficiente. Essas são só algumas das maneiras através das quais é possível inovar em pequenos negócios.

Tudo deve partir do desenvolvimento de uma mentalidade inovadora, tanto no empreendedor quanto na equipe. Da sua parte, busque ampliar seus horizontes, adquirindo conhecimentos fora de sua área de atuação. Às vezes, os melhores insights vêm de onde menos se espera.

A equipe

Ao mesmo tempo, procure fomentar em sua equipe uma postura inovadora diante das situações. Abra espaço para que as pessoas opinem, ajudem a criar processos e troquem ideias entre si, com o objetivo de encontrar soluções juntas. Talvez o melhor caminho para o financeiro esteja na cabeça de alguém do marketing. Quem sabe?

O público

Outro fator importante é se manter sempre em sintonia com seu público. Isso ajuda a avaliar o que você está fazendo e, principalmente, entender as necessidades das pessoas que frequentam seu negócio. Assim, você poderá inovar para atender essas demandas reprimidas.

O mercado

Por fim, mas não menos importante, é fundamental manter-se extremamente atento ao mercado, com seus concorrentes sempre no radar e um olhar vigilante para os entrantes. Novos negócios costumam trazer consigo grandes ideias que podem ser replicadas com muito mais sucesso por você, que já tem experiência e público formado.

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com

Comentários