O imediatismo tornou-se primordial para os clientes que se comunicam com a empresa pelo meio virtual. Entenda por que e-commerce precisa ser omnichannel.


A palavra ainda é estranha para muita gente, mas seu significado é simples. Uma empresa omnichannel é aquela que está disponível para seu público em todos os canais. As inovações tecnológicas, o poder onipresente da internet e as mudanças de hábitos dos consumidores nos colocou num momento em que todo negócio precisa pensar sob a ótica multicanal. Esteja em todos os lugares ou morra. É basicamente a regra.

“Devido à expansão dos canais de relacionamento, o usuário passou a desejar a redução do prazo entre a realização de um pedido e sua concretização. O imediatismo tornou-se primordial para os clientes que se comunicam muito mais com a empresa pelo meio virtual. O aumento das compras on-line também possui participação na mudança do perfil dos consumidores, que têm mais acesso à tecnologia e podem comprar sem sair de casa”, ressalta Marcelo Garcia, CEO da Equals, empresa especialista em gestão e conciliação de recebíveis.

Marcelo acrescenta ainda que “estratégias de relacionamento baseadas no conceito omnichannel, quando bem executadas, trazem resultados eficazes e aumentam a retenção de clientes. No entanto, é necessário que as companhias estejam preparadas para superar os desafios presentes na gestão de vendas em diferentes canais”.

“Ser omnichannel é trabalhar de forma integrada, fazendo com que o cliente tenha uma experiência completa e seja bem atendido independentemente do canal – telefone, call center, chatbot, rede social, entre outros. Do outro lado do ‘balcão’ a mesma mentalidade também precisa ser adotada, por meio de estratégias e soluções que facilitem uma boa gestão de vendas, uma vez que aumentam a efetividade de toda a operação”, acrescenta Marcelo, em artigo publicado no Administradores.com.

Clique aqui e assine nossa newsletter para receber mais conteúdos como esse toda semana.