A mentalidade digital que está por trás da trajetória de Marco Stefanini representa como as empresas devem atuar para acompanhar a evolução da tecnologia.


O meuSucesso lançou, no último dia sete, um novo estudo de caso que traz um tema interessante e totalmente atual: transformação digital. O protagonista que vem dividir sua trajetória com o público do MSS é Marco Stefanini, fundador e CEO Global do Grupo Stefanini.

Apesar de ter formação em Geologia, pela USP, o empresário iniciou sua carreira nos anos 80 na área de tecnologia da informação, setor que se mostrava promissor na época. Depois de atuar como analista e consultor no Bradesco, aos 26 anos, assumiu os riscos e abriu em sua casa o seu primeiro escritório e deu, então, o pontapé inicial em sua empresa em plena crise econômica do Governo Sarney. De lá pra cá, levou a Stefanini a 41 países, e se tornou uma das maiores empresas de TI e a mais internacionalizada do Brasil em seu segmento.

Dono de uma fala pausada e clara, de certo, herança dos tempos em que foi professor, o empresário hoje, em todos os países que está presente com sua empresa, emprega 25 mil funcionários que trabalham em modelo de células. A Stefanini oferece soluções tradicionais de tecnologia aos clientes e, por meio das aquisições das ventures, hoje o grupo detém, também, cerca de 20 empresas digitais de marketing digital, analytics, inteligência artificial, core bancário, ATM inteligente, empresa de meios de pagamento digital e customer services digitais. Todas elas já são frutos do processo de transformação digital que a empresa vem passando há três anos. Desde 2018, definiu um novo propósito para a marca, que é: “Cocriando soluções para um futuro melhor”.

Marco já foi capa de um livro, escrito por Rogério Godinho, lançado em 2011 pela Matrix Editora, com o título: “O filho da crise”.  Inspiração para muitos, Marco, à frente de sua companhia, enfrentou várias crises econômicas e transformações tecnológicas ao longo dessa trajetória de sucesso no mundo de TI. Sempre atuante em seu segmento, o executivo foi um dos fundadores da Associação Brasileira das Empresas de Software e Serviços para Exportação (BRASSCOM).

Em 2015, o CEO global do Grupo Stefanini foi um dos executivos convidados pela II Cúpula Empresarial das Américas, organizada pelo Governo do Panamá com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para participar do Painel de Presidentes, ao lado do fundador do Facebook, Mark Zuckerberg.

Um homem pragmático e objetivo, ele é, de fato, um ícone do empreendedorismo brasileiro. Determinado a ser bem-sucedido, enxergou e transformou cada crise em uma oportunidade de crescimento, tornando-se ainda mais resiliente às dificuldades. Por isso e muito mais o meuSucesso traz “Código da Transformação”, aos alunos que, com este estudo de caso, vão aprender como é possível criar a lógica de um império em meio ao caos econômico, além de entender a importância e os desafios da transformação digital na sua empresa.

Marco criou um sólido modelo de atuação na área de tecnologia, com organização, excelência operacional, autonomia e que resulta na sustentabilidade do negócio e de seus clientes.

A mentalidade digital que está por trás da trajetória de Marco representa como as empresas devem atuar para acompanhar a evolução da tecnologia. E este estudo de caso visa auxiliar as organizações a passarem por este processo da maneira mais fluida possível, a partir de um olhar detalhado sobre elementos como a clareza sobre o core business, entendimento dos objetivos e disponibilidade de recursos para sobreviver ao movimento.

A trajetória da Stefanini é um ótimo exemplo de como determinação e estratégia, quando caminham juntas, representam uma força revolucionária, capaz de construir e transformar. Você não pode deixar de se envolver com ‘Código da transformação’ e mergulhar de cabeça no tema que está borbulhando de forma acelerada em todo o mundo, que é a transformação digital, além de expansão nacional e internacional de empresas, resiliência e muito mais. Acesse agora mesmo e comece a assistir ao novo estudo de caso do meuSucesso! Ainda não é assinante? Experimente grátis por 7 dias.

Aline W de Paula