Aprender sobre o passado vai ajudar a entender o que está chegando agora no quesito transformação tecnológica. Até então, foram listadas quatro ondas de tecnologia ao longo das últimas décadas.


O mundo vem se transformando de tempos em tempos e a tecnologia sempre está associada quando o assunto é evolução e inovação. E sempre que uma onda tecnológica acontece, o mercado percebe e se reinventa a fim de atender novas demandas e oferecer novas soluções. O mercado vive todos os desdobramentos que uma mudança acarreta. Em tempos de transformação digital intensa que estamos passando, chamada de quinta onda, que tal conhecer um pouco mais sobre que antecede ela? Hoje vamos falar das ondas da tecnologia.

Aprender sobre o passado vai ajudar a entender o que está chegando agora no quesito transformação tecnológica. Até então, foram listadas quatro ondas de tecnologia ao longo das últimas décadas. Marco Stefanini, protagonista do novo estudo de caso do MSS, iniciou seu empreendimento na área de TI na década de 80 e passou por todas essas ondas, ele fala sobre todas ao longo do documentário e conta como a empresa precisou se reinventar todas as vezes e os aprendizados que as ondas de tecnologia trouxeram.

Primeira onda – mainframe

A primeira delas foi quando o termo digital ainda nem era usado, mas havia uma necessidade crescente de tecnologia, foi então, na década de 80 que uma demanda de tecnologia passou a existir, principalmente para os bancos. Foi nessa primeira onda que surgiram os os mainframes – os grandes computadores.

Segunda onda – client server

Na segunda onda vieram as plataformas baixas, que são estações de trabalho, usadas até hoje, chamado de arquitetura client server, era muito descentralizado, então, para administrar os dados, as informações e os sistemas, era complicado do ponto de vista de gestão e sistemas, mas do ponto de vista de usuário, era fantástico, ele trouxe a proximidade do usuário comum ao mundo da computação.

Terceira onda – internet

Veio a internet, a internet é de certa maneira uma combinação do client server, com uma tecnologia centralizada no mainframe, porque quando você aloca seus dados num determinado lugar que outra pessoa vai acessar, é o conceito do mainframe. Teve, inclusive, a bolha da internet, de muitas empresas focadas nisso.

Quarta onda – RP’s

A quarta onda trouxe uma invasão de sistemas de gestão chamados RP’s, que vieram substituir grande parte do esforço de desenvolvimento de sistemas, em que a empresa compra uma licença de algo que já vem pronto para situações mais triviais, que são básicas, por exemplo, folha de pagamento, contas a pagar, a receber.

Seria a Transformação Digital a próxima onda?

A transformação digital pode ser considerada a quinta onda, com ela, soluções digitais estão entrando no mercado. Inteligência artificial, tratamento de dados, pagamentos digitais, enfim, uma gama enorme de recursos que melhorem o resultado das empresas por meio da tecnologia digital. É uma mudança estrutural nas organizações, dando um papel essencial para a tecnologia. Mas, esse conceito é muito mais amplo do que ter uma fanpage ou um e-commerce, é mais do que isso, é uma mudança radical na estrutura das organizações, a partir da qual a tecnologia passa a ter um papel estratégico central, e não apenas uma presença superficial.

Gostou desse conteúdo? Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter e receba artigos exclusivos toda semana! Para mergulhar de vez no tema transformação digital, estude com ‘Código da Transformação’, que chegou no meuSucesso com a trajetória de Marco Stefanini e vai explicar os elementos fundamentais para a implementação de uma transformação digital eficaz, como: a gestão dos dados para tomar melhores decisões; a mensuração da velocidade ideal para executar a transformação; a automatização de processos para a redução de custos; a orientação de times com a cultura digital; a infraestrutura focada em desempenho. 

Saiba mais sobre os impactos desta quinta onda no mercado, como usar ao seu favor e se adaptar às mudanças. Ainda não é assinante? Experimente grátis por 7 dias!

Aline W de Paula