Marketing

5 dicas que vão ajudar você a planejar a comunicação da sua empresa

7/01/2015 • por meuSucesso .com

Entre outras coisas, antes de fazer planos para o ano que começa, analise o que passou

Mais um ano está começando e o momento, tradicionalmente, é de traçar planos e estabelecer metas. Muitos empreendedores, no entanto, dedicam todos os esforços a áreas mais claramente relacionadas aos resultados, como a financeira e a comercial. Mas há setores que - embora sejam, muitas vezes, menosprezados - podem ser fundamentais para o sucesso de qualquer negócio. Um deles é a comunicação.

Pensando na importância dessa área, elaboramos aqui um conjunto de 5 dicas que consideramos importantes para você, empreendedor ou gestor, planejá-la para 2015. Confira abaixo:

1 - Avalie os resultados de 2014

Antes de planejar o ano que começa, analise o que passou. Procure estudar os dados (retorno sobre investimento em propaganda, canais de comunicação, estratégias etc.), verifique o que deu certo, veja o que não foi tão bem e redefina os processos. Evitar erros pode ser tão ou mais eficiente do que acertar.

2 - Defina objetivos

A comunicação precisa partir dos objetivos que a empresa tem para o período em questão. Uma política para a área desconexa do contexto geral da empresa pode ser desastrosa. Antes de pensar em como divulgar seu negócio, tenha clareza sobre o que vai divulgar e para quê.

3 - Estude seu público

Um dos principais erros de comunicação é não conhecer, de fato, o público a que se dirige. Sem saber exatamente a quem se dirige, é difícil acertar na mensagem. Por isso, é importante que em sua base de dados conste o máximo possível de informações sobre seus clientes. Além disso, se possível, faça pesquisas de satisfação e levantamentos de mercado.

4 - Saia do lugar comum

Com o terreno pavimentado, você pode fazer uma caminhada mais tranquila e arriscar alguns passos mais audaciosos. Diferenciação é palavra-chave em comunicação corporativa. Evite discursos já muito batidos e, por mais que a mensagem seja a mesma, encontre maneiras diferentes de dizer. 

5 - Abuse do bom senso

Esse é um contraponto importante ao tópico quatro. Fazer diferente é uma coisa. Cair no ridículo ou, pior, não conseguir ser compreendido, é outra. Tenha muito cuidado quando for pensar ações de comunicação muito inovadoras. A vontade de fazer diferente pode acabar sendo uma armadilha para grandes tropeços.

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com

Comentários