Entenda quais tipos de estratégias de marketing funcionam melhor para seu negócio e veja como aplicá-las


Para alavancar uma empresa, independente do seu tamanho, é necessário que ela possua sempre mais clientes. E para conseguir esse ganho constante, é fundamental investir em ações de marketing. Afinal, através delas, o público poderá conhecer e se interessar em adquirir determinado produto ou serviço oferecido, além de criar uma percepção sobre a marca. Essa pequena descrição acima é, sem dúvida, uma equação básica na Administração e está na ponta da língua de qualquer pessoa envolvida com a gestão de uma organização.

   
O difícil, no entanto, é descobrir ações de marketing que podem ser mais eficientes para atrair consumidores, que sejam aplicáveis rapidamente e tenham um custo relativamente baixo. Apresentamos abaixo cinco ações matadoras que você pode começar a aplicar agora em sua empresa, com base em alguns dos postulados do mestre Philip Kotler sobre estratégias de marketing.
 

1 – Conheça e identifique seus consumidores

Saber qual é o seu público-alvo é um dos grandes diferenciais para uma empresa ter mais sucesso nas vendas de seus produtos ou serviços. E isso, por incrível que pareça, muitas vezes é esquecido quando vai ser elaborada uma campanha de marketing. A abordagem personalizada com determinado grupo de pessoas possui mais efetividade quando se aproxima das expectativas e necessidades reais dos clientes.

Por isso, trabalhar um marketing segmentado, em vez de um mais geral (sem público definido), pode ser um grande diferencial competitivo para as empresas que possuem muitos concorrentes diretos em seu mercado de atuação. Especialistas apontam, inclusive, a tendência atual de investir no micromarketing ou marketing de precisão, ou seja, que a empresa conheça de perto seus consumidores e faça campanhas direcionadas para esse público.

2 – Intensifique ações nas redes sociais

 

Se você ainda não usa bem as redes sociais na empresa, está na hora de repensar e rever isso o quanto antes. Essa pode ser uma das formas mais baratas e eficientes para desenvolver suas estratégias de marketing digital. Através das fanpages, marcas podem publicar fotos, frases, notícias e as mais diferentes formas para se relacionarem com os consumidores.

 

Mas para conquistar fãs não basta apenas colocar os produtos de qualquer forma, é preciso fazer relações, contar histórias envolventes. A fanpage deve agregar ao cliente. A intenção é estimulá-lo a interagir com os conteúdos da página. Assim, a marca vai estar mais próxima dele.

3 – Convide consumidores para desenvolverem produtos

 

Pode parecer estranho à primeira vista, mas a co-criação nos negócios e no marketing atual pode ser efetivamente proveitoso para alavancar um produto. A tese permite que o cliente ou usuário faça parte do processo criativo e produtivo da empresa e tenha um envolvimento bem amplo com o negócio. Isso tem que fazer parte de suas estratégias de marketing. Exemplos de sucesso não faltam, como a campanha do novo Uno e a música colaborativa produzida pelo Jota Quest e seus fãs para uma campanha da Sky.

 

A Lego, por exemplo, pediu ajuda a crianças para desenvolver seus novos produtos. A marca de salgadinhos Doritos convocou pessoas para que dessem ideias em sua nova campanha de marketing e receberam mais de 10 mil sugestões diferentes. Harley-Davison, GM e Lexus também são alguns expoentes nessa linha. Esse tipo de estratégia faz com que o consumidor se transforme em agente ativo da empresa, atuando como divulgadores voluntários das ações da organização.

4 – Não esqueça dos clientes já conquistados

 

Um dos maiores erros nas campanhas de marketing é a busca incessante por novos consumidores e o abandono por completo daqueles que já compraram na empresa. Por isso, focar em ações destinadas a quem já conhece o seu produto pode render ainda mais vendas e manter a lucratividade crescente. Para uma campanha de sucesso destinada a esse público, é preciso entender o comportamento dele e direcionar o investimento em busca de mais conversões. Do contrário, ele pouco será efetivo. Isso pode ser feito através de promoções exclusivas, contato através do e-mail como a newsletter e interações diferenciadas e criativas.

 

Isso vale também para os próprios colaboradores. É preciso que eles estejam satisfeitos em trabalhar na empresa. É preciso tratá-los como clientes, não para influenciá-los, mas para atender suas necessidades.

 

5 – Seja o mais pessoal possível

 

Os usuários estão cansados de comunicações robóticas quando se relacionam com as empresas. Os consumidores viram fãs de uma marca não porque a organização é bem conceituada no mercado, mas pelo fato de serem bem atendidos ou terem uma experiência positiva no contato com a empresa ou com o produto/serviço oferecido por ela.

 

Por isso, ter conexões mais pessoais com os consumidores poder ser um diferencial competitivo extremamente favorável para organizações, independente do seu tamanho. Abandonar o scriptengessado, muito comum quando lembramos dos serviços de call centers (e ainda bastante adotado por diversas organizações) é um caminho para atrair, ser recomendado e formar mais fãs3.

Conteúdo desenvolvido pelo Administradores.com exclusivo para o meuSucesso.com

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.