Marketing

5 maneiras que a sua empresa pode usar o Snapchat - por Will Fernandes

13/05/2016 • por Will Fernandes

Insight: tenha um bom senso, conte uma história, fale da sua promoção sem ser um vendedor chato, repetição no Snapchat é sinônimo de falta de criatividade.

O Snapchat está se tornando a plataforma do momento para quem usa as redes sociais, mas na realidade o Snapchat tem algumas limitações para as pequenas e médias empresas. O custo de publicidade é alto e é quase impossível de anunciar por meio dos canais "descobrir", não podendo incorporar um link para clicar, funcionando, dessa forma, apenas como um canal de mídia digital.

Insight: Hoje o Snapchat é apenas um canal de distribuição de conteúdo, mas creio que em 12-24 meses, o Snapchat irá comercializar os filtros com mais intensidade. Para quem tem empresa de programação e animação, isso pode ser uma excelente oportunidade de negócio, pois poderão criar filtros exclusivos para empresas e eventos.

Dito isso: há boas razões para uma empresa estar no Snapchat hoje.

Antes de iniciar a sua escala de negócios no Snapchat, procure aprender e “brincar” na plataforma um pouco. Aprenda os truques, os filtros e em seguida, crie uma estratégia de marketing para alcançar seu público alvo no Snapchat. Uma vez que você tem um estratégia de marketing para o Snapchat, teste e veja o que funciona para você.

Aqui estão 5 maneiras que a sua empresa pode usar o Snapchat.

1. Vendas

O Snapchat deixa você se comunicar com seus seguidores por meio de vídeos e imagens. E em questão de segundos, usando o "My Story", você pode alcançar todos os seus seguidores. Se você está começando e a sua base de seguidores ainda é pequena, considere enviá-lo diretamente para todos os seus fãs.

Insight: tenha um bom senso, conte uma história, fale da sua promoção sem ser um vendedor chato, repetição no Snapchat é sinônimo de falta de criatividade.

Outra, dê prioridade aos fãs do Snapchat, faça uma promoção exclusiva para os seus seguidores no Snapchat. Eu sei que as pessoas podem passar a promoção para outras pessoas também, através de prints e mensagens de texto, mas seja fiel à plataforma para que suas futuras promoções tenham ainda mais impacto.

2. Eventos

Crie um “buzz” em torno de seu evento com um On-Demand Geo-Filter. Faça questão de anunciar a Geo-Filter do seu evento e encorage as pessoas a usaram o filtro. Você não paga pelo uso, mas pela área de cobertura e pelo tempo.

Insight: Saiba como criar um On-Demand GeoFilter 

https://www.snapchat.com/on-demand

Os snaps tecnicamente desaparecem depois de serem vistos, mas os usuários mais experientes sabem como salvar a imagem original fazendo o famoso “Print”. Isso permite que o geo-filtro original para aparecer em outras plataformas como o Facebook e o Instagram em forma de fotos. Essa será mais uma forma de expandir a sua empresa e a sua conta no Snapchat.

3. Bastidores e Cotidiano

Uma das características mais cativantes do Snapchat é a autenticidade. Vídeos e fotos somem depois de abertos e, por isso, não existe uma pressão de fazer tudo perfeito como em comerciais de TV. Mostre ao seu público o seu dia-a-dia e, se você tem um restaurante, mostre a sua cozinha de manhã ou, se você tem uma Pet Store, mostre o seus “clientes caninos”, ou seja,  mostre o seu cotidiano.

O melhor lugar para compartilhar esses snaps é no My Story. Procure compartilhar diariamente, mas se você não pode compartilhar nesse ritmo, pelo menos umas três vezes por semana seria um ótimo começo.

4. Feedback

Pergunte o que os seus seguidores acharam da festa, do produto ou da experiência que você oferece. O diálogo no Snapchat é bastante criativo, procure usar emojis, filtros e fotos para se comunicar e esteja aberto e preparado para críticas. Caso algum usuário passe do limite e comece a mandar textos ou imagens inapropriadas, bloqueie essa pessoa e foque nos seguidores do bem.

5. Demonstrações de produtos

Se sua empresa tem produtos tangíveis, você pode dar aos seguidores uma demonstração do seu produto, pode revelar fatos desconhecidos ou contar histórias interessantes para o seu público. Pense nisso como um tour privado do seu negócio e produtos.

Insight: Você também pode usar Snapchat para solução de problemas. Quem sabe você pode inovar e ter uma central de atendimento exclusiva para o Snapchat?

Em suma, plataformas novas como o Snapchat apresentam novos desafios e novas oportunidades e, como disse Dale Carniege:

“Tente a sua sorte! A vida é feita de oportunidades. O homem que vai mais longe é quase sempre aquele que tem coragem de arriscar.”

Boa sorte e bons Snaps!

Ps: gostaria de seguir vocês no Snapchat, o meu é @willznv deixe o seu Snapchat nos comentários e eu te seguirei.

Comentários

Quem escreve

Will Fernandes

Diretor em North Vzon

Will Fernandes é empreendedor na área de Marketing Digital em Sydney, Austrália. Will trabalha com PME's, Governos locais e empresas Fortune 500. Will presta consultoria de marketing digital, Pro-Bono, para ONGs e Institutos focados no meio-ambiente, assistência social e erradicação da pobreza.

POR Will Fernandes

Quando o Facebook vai morrer?

2 0
POR Will Fernandes

Quando as empresas fazem greve

0 0

Mais Colunas