Marketing

O que um bom e-mail marketing precisa ter?

13/05/2016 • por meuSucesso .com

O primeiro grande desafio é se destacar em meio ao mar de spam

Ao contrário do que o senso comum pode sugerir, o e-mail está mais vivo do que nunca. Embora as redes sociais desfrutem hoje de prestígio maior e os investimentos mais vultosos sejam destinados a elas, a caixa de entrada de seus clientes e prospects pode ser bem mais eficiente. Tudo depende de como você inclui esse canal e sua estratégia e dedica forças a ele.

O primeiro grande desafio para um e-mail marketing atingir seus objetivos com sucesso é se destacar em meio ao mar de spam que alaga as caixas das pessoas todos os dias. Por isso, é fundamental que sua base seja construída de maneira orgânica. Esqueça aquela velha ideia de comprar listas ou contratar disparos para públicos que você não conhece nem têm afinidade com seu negócio.

Utilize seu site, conteúdos relevantes e até as próprias redes sociais para atrair pessoas para sua base. Ações com ebook ou webinários, por exemplo, são bastante eficientes para captação de leads.

Filtros

Com uma base orgânica construída, é a hora de traçar suas estratégias de envio. A comunicação via e-mail com seus clientes precisa ser objetiva. Por isso, na hora de montar a base, use filtros para saber os interesses do seu público. Ao enviar as mensagens, segmente o que vai para cada grupo.

Oferte, mas não muito

Não sature seu público com ofertas. Obviamente, o e-mail pode ser utilizado para vendas e tem bastante força para isso. Mas é preciso ter cuidado para não focar somente nisso. Caso contrário, suas mensagens pode acabar se tornando spam. Os destinatários podem mandar seu e-mail para listas de exclusão ou as próprias ferramentas automáticas do Gmail, Hotmail e afins podem diminuir seu alcance.

Horários

Tente descobrir em quais momentos do dia seu público mais acessa e-mails e programe seus envios para esses horários. Existem convenções gerais que já ajudam nisso. Por exemplo, há pesquisas que mostram que as pessoas costumam acessar os e-mails sempre no início da manhã. Mas lembre-se: tudo vai depender do seu público. Nichos específicos podem ter hábitos diferentes. Pesquisas através de formulários podem ajudar nisso.

Boas ferramentas

É importante você ter boas ferramentas para enviar seus e-mails. Principalmente quando as bases estiverem maiores, com mais de 1 mil inscritos, é importante buscar mecanismos que tenham certificação e ajudem sua mensagem chegar a, senão todos, mas pelo menos à maioria dos destinatários. MailChimp e RDSation, por exemplo, são boas opções.

Aparência

Por fim, trabalhe um layout agradável. Existem bons templates disponíveis gratuitamente na internet e nas ferramentas de envio. É importante que o visual seja leve e ajude a direcionar seu público para os objetivos da ação.

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com

Comentários