Profissional fazendo o planejamento de marketing
Marketing

Plano de Marketing: passo a passo de como fazer esse planejamento

23/04/2014 • por meuSucesso .com

Confira 4 dicas indispensáveis e o passo a passo para fazer o plano de marketing da sua empresa.

Para abrir um negócio, o plano de marketing da empresa é fundamental e você precisa estudar e entender detalhadamente as diversas áreas que compõem uma empresa, além dos fatores que poderão influenciar no resultado pretendido. Desse modo, você vai estruturar de maneira formal a maneira como pretende viabilizar seu produto ou serviço. Nessa hora, encontrar e estudar alguns modelos de planos de marketing prontos pode ajudar.

Para dar uma luz nesses primeiros passos, vamos esclarecer e orientar aqui você, empreendedor, sobre os principais pontos necessários para a elaboração de um plano que ajude na concepcção dos objetivos de maneira clara e determine responsabilidades concretas aos diferentes setores da empresa.

Muitos empreendedores de primeira viagem tendem a ignorar o planejamento de marketing e acabam fazendo a divulgação dos produtos e serviços de qualquer jeito e sem orientação profissional. Talvez, por subestimar o poder da publicidade, de início não é destinado um montante a ser investido na área e, quando é preciso pensar, recorrem a modelos de planos de marketing com exemplos genéricos. São minimizadas, nesse caso, as particularidades de cada negócio, que quase sempre são essenciais na definição de sucesso ou fracasso da empresa.

O sucesso de uma empresa não precisa ficar preso ao  plano de marketing passo a passo, de maneira burocrática. Mas essa é uma orientação importante e que, mesmo que sofra ajustes no caminho, traça linhas gerais para o que vai ser feito dentro de um determinado período.

Passo 1: Análise geral da empresa

Antes de definir as estratégias de marketing, o empreendedor e sua equipe precisam conhecer intimamente a estrutura do negócio. Nesse plano, vale um estudo do histórico, definição de objetivos e determinação de objetivos a serem alcançados a longo e curto prazo. Por último, então, devem-se estabelecer estratégias que serão utilizadas para alcançar os resultados pretendidos e objetivos. É também nesse momento que deve-se anexar, se existir, a missão, a visão e os valores da empresa. Além, é claro, de abordar e definir o público-alvo a ser atingido.

Passo 2: Análise do mercado e da concorrência

Quantas outras empresas com o mesmo produto que o seu, existem? Elas estão atingindo seus propósitos? A análise da concorrência ajuda a ter um panorama das dificuldades do setor, do que funciona com o público e do que não traz resultados positivos para a marca.

Sobre o mercado, devem ser explorados todos os seus aspectos: físico, econômico, características físicas e comportamentais do cliente. Ao entender o que está externamente ligado à sua empresa, você também compreenderá como estabelecer o relacionamento com a concorrência.

Passo 3: definição do posicionamento no mercado

Nesta etapa é preciso elaborar a forma como você pretende que o cliente enxergue sua marca, ou seja, a imagem da empresa aos olhos de quem não a conhece. Essa imagem deve ser clara e distinta em relação aos concorrentes, o que vai garantir vantagem sobre eles.

É preciso sempre ter em mente que se pode aprender com os erros dos outros, mas sempre vise uma diferenciação do seu negócio daquele que já existia, ou um melhoramento na oferta do serviço. A estratégia do Oceano Azul é uma boa forma de saber enfrentar a competitivdade do mercado e se posicionar, saiba mais sobre isso!

Passo 4: Defina a ação

De que forma você pretende levar ao público sua marca? Os meios para promover a empresa serão cruciais para o sucesso e dependem de cada segmento. Com o estudo do comportamento do mercado já elaborado, decidir os meios para veicular sua publicidade será o passo final do seu plano de marketing. Trabalhar uma marca na internet, sem que haja um planejamento prévio e destinação de força (tanto monetária quanto de trabalho) para o meio, pode (e será) prejudicial para a imagem final da empresa.

Conteúdo desenvolvido pelo Administradores.com exclusivo para o meuSucesso.com

Comentários