Marketing

Inbound Marketing: estratégia poderosa para gerar leads

12/11/2015 • por meuSucesso .com

A premissa básica é produzir e compartilhar conteúdos que tenham valor

A noção de inbound marketing é relativamente nova e está diretamente relacionado à implementação de estratégias de marketing de conteúdo no planejamento de seu negócio. O conceito está posto no mercado como uma oposição ao que se convencionou chamar de "outbound marketing", aquele mais tradicional que é focado em, simplesmente, "empurrar" produtos e serviços para o público. O inboud, em contrapartida, busca o percurso inverso: trazer os clientes para perto das marcas, oferecendo-lhes valor antes de pedir que coloquem a mão no bolso.

A premissa básica do inbound marketing é produzir e compartilhar conteúdos que tenham valor para o público de maneira independente, sem exigir que o prospect realize uma compra para somente depois perceber alguma vantagem. Os blogs corporativos modernos são um exemplo disso. Uma empresa que vende carros, por exemplo, pode ter num canal sobre veículos, com dicas de mecânica, direção, trânsito e outras coisas, um importante instrumento de fortalecimento de marca e relacionamento.

Uma estratégia de inbound marketing bem elaborada e executada pode ser a fórmula perfeita para promover um negócio: alto impacto e custo muito baixo. Estima-se que esse caminho seja cerca de 60% mais barato e gere 270% mais resultados que o outbound.

Outros dados importantes reforçam o potencial do inbound marketing:

  • 67% das companhias B2C (business to costumer, ou seja, empresas que vendem direto para o consumidor final) e 41% das B2B (business to business, ou seja, empresas que vendem para empresas) já adquiriram clientes através do Facebook.
  • 46% das pesquisas em mecanismos como Google, Bing e Yahoo são por produtos ou serviços
  • 72% dos executivos dizem que as mídias sociais são importantes para fechar negócios

Como fazer?

Para desenhar uma estratégia de inbound marketing eficiente e aplicá-la com sucesso, é importante seguir alguns passos, levando em consideração a ordem do chamado "Funil do Inbound Marketing". São eles:

Planeje - Definar as ações e organize a estratégia.

Encontre e seja encontrado - Busque seu público e crie mecanismos para que ele possa encontrá-lo (entram aqui um bom planejamento e execução em mídias sociais e um trabalho profissional de SEO no seu site).

Gere leads - Gere interesse nesse público que você alcançou e o fidelize para abordagens mais diretas e comerciais no futuro.

Converta - Otimize seu site para que seja capaz de transformar cliques em vendas e, se for o caso, expanda as ações do digital para o offline, com equipes de vendas ativas.

Engaje - Torne seu cliente seu vendedor. Ofereça um serviço de excelência, da primeira abordagem ao pós-venda. Encante seu público, que ele vai vender sua marca para sempre.

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com

Comentários