Marketing

O que é marketing de conteúdo

23/07/2014 • por meuSucesso .com

Entenda o conceito e saiba como aplicá-lo em benefício do seu negócio

A recente explosão de blogs pessoais no Brasil abriu os olhos de nossas empresas para uma forma de marketing que ainda era pouco explorada no país: o marketing de conteúdo. Mas, o que é marketing de conteúdo? Quais são seus objetivos? Neste texto, pretendemos esclarecer as principais dúvidas dos empreendedores ao se depararem com essa vertente do marketing. Confira abaixo algumas questões importantes.

O que é?

Embora tenha sido o boom dos blogs que chamou a atenção das empresas para o marketing de conteúdo, este não se restringe a esse tipo de plataforma. O marketing de conteúdo caracteriza-se como qualquer forma de publicidade envolvendo "criação e compartilhamento de conteúdo" com finalidade de informação para os clientes. Para disseminar esse conteúdo, as empresas utilizam diversas formas de comunicação, como vídeos educativos, e-books, postagens em blogs, guias e artigos.

Diferentemente das outras modalidades do marketing, o de conteúdo visa, primeiramente, não a efetivação da venda, mas a comunicação direta com clientes e possíveis clientes. Baseando-se no conceito de fidelização, as empresas fornecem informações valiosas ao público, evitando anúncios intrusivos e irrelevantes.

Case de marketing de conteúdo

Entre muitos exemplos de marketing de conteúdo que se conhece no Brasil, a empresa Tigre é interessante por mostrar como uma marca com cliente e assunto bastante específicos pode conquistar seu público de forma criativa. 

Em seu site, além da parte institucional e de produtos, a empresa divulga o “Mundo Tigre”, que foca no compartilhamento de conhecimento para os leitores, incluindo o “Jornal Tigre e você”, com conteúdo que visa levar informações relevantes para o dia a dia de instaladores, com dicas de utilização dos produtos e os serviços oferecidos pela marca.

A Tigre possui um canal no Youtube, através do qual divulga seus comerciais, produtos e passo a passo para instalações. Nas redes sociais, estão no Google Plus, Twitter e Facebook. Este último, com mais de 70 mil seguidores, serve como canal divulgador de informações da empresa de forma mais informal e “humana”, sem tanto linguajar técnico.

Além das dicas práticas, a empresa tem a iniciativa “Desafio Tigre”, que estimula a interação com a marca. O desafio consiste  em decifrar enigmas nos quais estão inseridos os produtos Tigre. A ideia faz sucesso nas redes sociais e gera engajamento do cliente com a marca.

Comentários