Marketing

Mídia Própria: Que tipo de conteúdo produzir nas mídias sociais?

19/08/2015 • por Camila Porto

A colunista Camila Porto dá dicas para divulgar seu conteúdo

Há alguns dias publiquei um texto aqui no meuSucesso.com falando sobre os 3 pilares do sucesso nas mídias. Estes 3 pilares são constituídos pela Mídia Própria, Mídia Paga e Mídia Orgânica. Hoje quero iniciar uma série explorando melhor cada um desses pilares. Como tudo começa com sua presença online, hoje vamos falar sobre Mídia Própria.

O que é Mídia Própria? Mídia Própria pode ser definida por todo o conteúdo que sua empresa produz. Seja um vídeo no YouTube, um post em seu blog, uma foto no Instagram uma frase no Facebook. Tudo o que ela gera é considerado Mídia Própria. Por que? Porque é um conteúdo próprio, gerado, moderado e compartilhado pela empresa. 

Antes de qualquer coisa: quem é seu público? Essa é uma dúvida extremamente comum, por isso, quero compartilhar com você algumas ideias de conteúdo que você pode gerar para o seu negócio. Mas, antes de falar das possibilidades de conteúdo, é importante lembrar de algo fundamental: quem é seu público?

Por que isso é importante? Porque sem saber com quem você está falando, qual a linguagem, os problemas e soluções que seus clientes desejam, mesmo que você produza o melhor conteúdo, isso não vai funcionar, pois não é isso o que eles querem.

Que tipo de conteúdo minha empresa pode produzir?

Nem sempre é fácil encontrar conteúdo para produzir, certo? Por isso, apostar em alguns modelos pode ser uma boa forma de sair do zero e começar a produzir seus primeiros conteúdos, seja em vídeo ou texto, você quem escolhe. 

Costumo dividir os tipos de conteúdo em 3 grupos. São 3 grupos com tipos de posts diferentes e com foco em objetivos específicos. A seguir compartilho com você 2 tipos de posts de cada grupo. 

Grupo 1

Seja útil: Estas ideias de posts vão ajudar seu negócio a se posicionar no mercado como uma autoridade em seu nicho.

a)    Listas: as pessoas adoram listas. Pense em formas de “resumir” algo para as pessoas. Elas vão adorar. 

Exemplo: 5 melhores aplicativos para manter a forma, 10 lugares para visitar antes dos 30 anos, 7 motivos para se inscrever no MeuSucesso hoje.

b)    Como fazer: Ensine as pessoas a fazer algo que você saiba. Isso vai mostrar que você entende do assunto e é prestativo querendo ajuda-las. 
Exemplo: “Como fazer tapioca”, “Como comprar dólares”, “Como economizar dinheiro em tempos de crise usando 3 dicas estranhas”, “Como declarar o Imposto de Renda”.

Grupo 2

Seja generoso: Uma das formas mais simples de aumentar suas visitas e audiência é promover outras pessoas. Quando você promove essas pessoas, elas promovem você.

a)    Melhores do mercado: faça lista com os maiores nomes de pessoas do seu mercado. Divulgue o excelente trabalho que elas fazem para sua audiência.

Exemplo: Os melhores profissionais de Marketing Digital para acompanhar no Facebook. As melhores franquias para trabalhar em casa.

b)    Dica de especialista: peça para algum especialista em seu segmento, especialmente se ele for bem conhecido, que ele dê uma dica sobre algum tema. 

Exemplo: O maior erro financeiro que você pode estar cometendo por Gustavo Cerbasi. Sandro Magaldi dá dicas de como ser um empreendedor de sucesso. 

Grupo 3

Seja promocional: Algumas empresas usam seus blogs e mídias sociais para promoverem seus negócios. Isso pode ser muito bom para educar seu mercado.

a)    Comparação: Se você tem um ou mais produtos parecidos, produza um conteúdo comparativo e mostre para quem cada produto se encaixa. 

Exemplo: Imóvel comercial ou residencial: qual a melhor opção para investir de acordo com seu perfil. Yoga ou Pilates: qual a melhor opção para gestantes. 

Esses são alguns exemplos de conteúdo que você pode começar a produzir hoje mesmo. Cada um deles será uma forma de engajar sua audiência e produzir a deseja Mídia Orgânica, tema do nosso próximo texto. 

Até lá, compartilhe comigo nos comentários: “Qual a sua maior dificuldade para gerar conteúdo na Internet?

Comentários

Quem escreve

Camila Porto

Fundadora em Camila Porto Marketing Digital

Autora do livro “Facebook Marketing: Como gerar negócios na maior rede social do mundo”, pela editora Novatec. Formada em Comunicação Institucional na UTFPR e especialista em Marketing pela PUC-PR. Ministra os cursos Facebook Essencial e Facebook Ads com mais de 5 mil alunos em todo o Brasil.

Mais Colunas