Marketing

O samba enredo do Marketing Digital - por Will Fernandes

6/04/2016 • por Will Fernandes

O nosso colunista traz uma análise sobre como o Marketing Digital pode ser comparado com ritmo, música e melodia!

O MeuSucesso.com tem buscado trazer os melhores cases do mercado, e a história de Gustavo Caetano não é diferente: a Samba Tech é um ótimo case para o marketing digital. Nesse rítmo de Samba, no caso Samba Tech, quero compartilhar com vocês fatores cruciais do “Samba Enredo” do Marketing Digital.

Background de Samba:

Não sou sambista mas conversando com o meu tio que há anos faz parte da organização do carnaval de São Paulo, ele me explicou que um bom Samba enredo tem que ter 3 coisas: rítmo, letra e melodia.

Ritmo/ Tempo

Uma coisa que ficou clara com a história do Gustavo é o timing dele; ele tem um senso de urgência e uma prontidão para agir, que é bom, mas ele acelerou o passo no começo e quase perdeu o controle da empresa.

No marketing digital é preciso ter um rítmo, é preciso saber como fazer o seu futuro cliente “cair no samba”. Muitos emprendedores, com a ansia de acelerar o processo de crescimento, postam nas redes sociais muitas (mas muitas mesmo) postagens de venda. posts como: “Desconto de Terça, especial de Sábado, temos apenas 3 unidades agora, etc.” são importantes, mas o excesso desses tipos de posts podem irritar o seu cliente e prejudicar o seu marketing digital.

As pesquisas mostram que as postagens no Facebook, Instagram (ou qualquer outra plataforma) que agregam valor em forma de informação ou até entretenimento tem o melhor engajamento com o cliente digital.

Venda menos pelas redes sociais, engage mais os seu clientes e a sua empresa terá melhores resultados online.

Letra / Conteúdo

Algo que me chama atenção da Samba Tech é a visão de futuro. O Gustavo pensou no mercado de vídeo quando o vídeo online ainda era uma promessa. Hoje, vídeos online são fatores mais do que consolidados na esfera do marketing digital.

Acredito que um dos motivos do sucesso da Samba Tech é o fato dela trabalhar com conteúdos de qualidade das maiores empresas de mídia do Brasil.

Falando em conteúdo: e você emprendedor, a sua empresa tem conteúdo de qualidade?  

Assim como a Letra é vital para o samba, o conteúdo é vital para o marketing digital.

Melodia/ Execução

O terceiro fator de um Samba enredo é a melodia, a melodia é a execução dos ritmos e das letras em tons que criam uma música. Execução é algo crucial para o marketing digital.

Como empreendedor, procure analisar os resultados de cada campanha e use ferramentas para a análise dela (como o Google Analytics). Analise os resultados, veja como isso impactou o tráfico no seu site e crie um histórico. Um histórico (mesmo que seja apenas um printscreen dos resultados) é fundamental para não cometer o mesmo erro duas vezes.

O marketing digital é feito através de “trial and error” (tentativa e erro); analise seus erros sem culpar ninguém e melhore para a proxima vez, flexibilidade é essencial. Como disse Gustavo no Estudo de Caso:

“Saiba mudar os rumos da sua empresa porque o mundo muda, e a gente tem que ter flexibilidade para mudar” – Gustavo Caetano.

Em suma, tenha um bom timing no seu marketing, crie um bom conteúdo e melhore sua execução “pois o Samba não pode parar”!

Comentários

Quem escreve

Will Fernandes

Diretor em North Vzon

Will Fernandes é empreendedor na área de Marketing Digital em Sydney, Austrália. Will trabalha com PME's, Governos locais e empresas Fortune 500. Will presta consultoria de marketing digital, Pro-Bono, para ONGs e Institutos focados no meio-ambiente, assistência social e erradicação da pobreza.

POR Will Fernandes

Quando o Facebook vai morrer?

2 0
POR Will Fernandes

Quando as empresas fazem greve

0 0

Mais Colunas