Marketing

Por que seus anúncios online não geram vendas?

5/10/2016 • por Camila Porto

Não adianta ter só verba para investir em anúncios on-line, é preciso saber o que quer e, mais do que isso, ter em mente quem você quer atingir

Eu acredito que independentemente do tamanho do seu negócio, é importante ter uma verba para anunciar. Esse valor pode ser uma porcentagem do seu faturamento ou um valor fixo por mês. O importante é investir na promoção do seu negócio.

Além disso, não adianta só ter verba, é preciso saber como investir. É muito comum vermos pessoas que investiram em anúncios no Facebook e não geraram sequer uma venda. Elas conseguiram cliques e engajamento, mas simplesmente não conseguiram vender.

A importância do tráfego

Imagine uma loja física no centro da sua cidade. Por que o aluguel em lugares movimentados é mais caro? Basicamente por um motivo: o tráfego de pessoas passando por ali é grande, por isso elas são valorizadas. A mesma lógica precisa acontecer quando falamos de uma loja online.

Para gerar resultado na Internet você precisa de TRÁFEGO, ou seja, pessoas visitando sua loja e o mais importante: comprando. É muito comum as pessoas falarem: “ah, eu fiz um anúncio e tive muitas curtidas, mas não vendi nada...”. Porém, elas não olham um dado muito importante: quantas pessoas visitaram a sua loja, a sua página de venda, viram o que você está vendendo?

Se você tem uma loja física, se ninguém entra, você não vende. Simples assim. No online não é diferente.

O que você precisa fazer para vender mais?

A resposta é gerar tráfego. Levar as pessoas até a sua página de venda. Não adianta você simplesmente ter uma loja online ou uma página vendendo algo. Você precisa levar as pessoas para lá se quiser vender. Os anúncios no Facebook, ou em qualquer outro canal, ajudam nesse propósito de levar as pessoas até a sua loja virtual.

Muitas pessoas não levam em consideração quanto de tráfego elas estão gerando com seus anúncios. Elas simplesmente dizem que os anúncios não funcionam e param de anunciar. Mas, elas não veem quantas pessoas de fato viram o que elas estão vendendo, quantas visitas ela teve, qual a sua taxa de conversão. Métricas assim são fundamentais para você saber se está obtendo sucesso ou não.

Além disso, é importante ter uma noção da taxa de conversão do seu mercado. Muita gente até sabe quantas pessoas viram o produto que estava à venda. Porém, essa quantidade é baixa para gerar uma venda. Gerar 10, 4, 20 visitas, dependendo do seu segmento, não é o suficiente para gerar uma venda.

Cada segmento há uma taxa de conversão (você pode usar a rede social do MeuSucesso.com e conversar com outros empreendedores e saber quais as suas taxas de conversão). Há quem diga que no e-commerce uma taxa de 1% é considerada boa. Isso significa que a cada 100 pessoas que visitam uma loja, 1 compra.

O que significa taxa de conversão e como verificar a minha?

A taxa de conversão é um cálculo feito com o número de pessoas que entraram na sua loja divididos pelo número de pessoas que efetuaram uma compra.

A partir do momento que você define a sua taxa de conversão, ou seja, quantas visitas precisa no site para fazer uma venda, você começa a entender quanto tráfego precisa gerar.

Se você está criando um anúncio e não está levando as pessoas para seu site, isso pode ser um problema de geração de tráfego e significa que você precisa aumentar o volume. Agora, se você leva as pessoas para o seu site e elas não estão comprando, aí pode ser um outro problema. Pode ser que a sua página tenha algum problema com a quantidade de informações ou o site está lento, como também pode ser várias outras possibilidades para as pessoas não estarem comprando.

Existem vários outros motivos que podem impactar as suas vendas, mas o primeiro sintoma que você precisa olhar é: quantas visitas a minha loja recebe para que eu possa vender?

Se você descobriu um dos motivos de não estar vendendo quanto gostaria, coloque aqui nos comentários as suas sacadas! 

Comentários

Quem escreve

Camila Porto

Fundadora em Camila Porto Marketing Digital

Autora do livro “Facebook Marketing: Como gerar negócios na maior rede social do mundo”, pela editora Novatec. Formada em Comunicação Institucional na UTFPR e especialista em Marketing pela PUC-PR. Ministra os cursos Facebook Essencial e Facebook Ads com mais de 5 mil alunos em todo o Brasil.