Acesse o artigo e entenda a diferença entre tendências e megatendências e saiba como cada uma delas pode afetar o seu negócio.


Acompanhar as tendências e megatendências do mercado e do mundo pode fazer toda a diferença no seu negócio. Imagine que você pode “prever o futuro” de tudo o que está para acontecer e preparar todas as suas estratégias para isso. Quantas crises poderiam ser evitadas e quantas oportunidades seriam aproveitadas? 

Continue lendo este artigo para entender a diferença entre esses dois conceitos e como eles impactam a sua empresa. 

O que são tendências?

Você já conseguiu se adequar a mudanças e remar facilmente de acordo com a maré apenas por ter feito um mapeamento do que poderia vir a se tornar uma tendência? É exatamente isso que fazem as grandes marcas: buscam oportunidades a partir desse conceito. Resultando em um impacto considerável no futuro da empresa.

Diferentemente do modismo – que se trata de um fenômeno imprevisível, de curta duração e sem significado político, social ou econômico -, as tendências de mercado conseguem identificar boas oportunidades de negócio e criar vantagens competitivas. Sempre com base em resultados reais sobre as diferentes áreas de atuação.

Todas essas estatísticas têm como base o estudo e são congruentes à área de inteligência de mercado. Para Philip Kotler (“Administração de Marketing: a edição do novo milênio”, 2000.), “tendência é uma direção ou sequência de eventos que têm determinado impulso e direção”. Pensando nisso, entende-se que é preciso investir na busca de informações com embasamento e dados confiáveis. São eles que servem como apoio para a montagem da estratégia ideal para te auxiliar nos resultados.

Se, antigamente, era difícil fazer esse mapeamento para identificar as tendências de mercado, hoje a tecnologia possibilita a identificação de novos consumos através de ferramentas grátis – como o Google Adwords, Google Alertas, Google Trends – e pagas, como software de CRM (Customer Relationship Management ou Programas de gestão de relacionamento com o cliente). Entre outros.

Assim, entende-se que tão importante quanto se manter sempre atualizado sobre o que está acontecendo no mercado é saber o que acontece dentro da sua empresa.

O que são megatendências?

Segundo Peter Fisk “as megatendências são grandes mudanças sociais, econômicas, políticas, ambientais ou tecnológicas que são lentas de formar, mas, uma vez estabelecidas, podem influenciar uma ampla gama de atividades, processos e percepções, possivelmente por décadas”. 

Empresas como BlackRock, EY e PwC realizaram estudos sobre megatendências e identificaram que cinco são as mais recorrentes:

  1. Mudanças demográficas e sociais
  2. Deslocamento do poder econômico global
  3. Urbanização acelerada
  4. Mudanças climáticas e escassez de recursos
  5. Avanços tecnológicos

As megatendências serão cada vez mais impulsionadas e importantes para o rumo da sociedade e, principalmente, em retornos de capital.

As megatendências são movimentos que têm o poder de mudar a forma de tudo o que vivemos: comportamento, cultura, recursos e economia. São trajetórias de desenvolvimento em longo prazo que moldam o presente e o futuro e que mantêm o seu curso mesmo em tempos turbulentos. 

Quem estuda esse tema já previa a pandemia em 2020, assim como muitas outras coisas que poderiam acontecer e já estudavam para se preparar. Mas sempre com método.

Na prática, isso afeta o empreendedor mais do que é percebido. Um dos grandes exemplos mais recentes do que era uma megatendência e agora é uma realidade são os comportamentos de consumo pós pandemia.

O aumento do consumo digital, assim como desastres naturais, já eram temas abordados frequentemente por especialistas e estudiosos de ambos os assuntos. De repente, nos vimos num cenário em que o consumo digital foi compulsório. Mesmo quando tudo se restabeleceu, as pessoas continuaram a comprar online.

Quem não estava preparado para esse cenário fechou as portas e/ou teve muita dificuldade de se adaptar a isso. Por outro lado, quem estava conseguiu encontrar formas de crescer no que muitos diziam ser um desafio. 

Quais são as diferenças entre tendências e megatendências?

Enquanto megatendências possuem uma longevidade maior tanto na sua duração quanto em seu impacto, as tendências são previsões mais eminentes. Pode-se dizer que uma megatendência tem a duração de 7 a 10 anos. Enquanto uma tendência varia de 2 a 5 anos. 

Ambas geram mudanças de comportamentos importantes, principalmente para quem precisa olhar para o mercado e encontrar novidades, consumo, tecnologias etc. A grande diferença entre as duas encontra-se na profundidade desse impacto.

Uma megatendência cobre uma escala muito maior da população e é uma expressão sobre para onde o mundo está indo. Envolve desenvolvimentos globais de longo prazo com impactos em  níveis sociais e individuais. São combinações de múltiplas tendências, uma se encontrando com a outra e gerando diversos fenômenos. 

Como isso afeta seu negócio?

Na prática, é comum que empreendedores esperem as situações acontecerem para tomar decisões. O que acaba gerando diversos problemas novos para resolver. 

Trabalhar a visão e o método de estudo de megatendências pode te ajudar a ver caminhos para atuar e desenvolver resiliência estratégica. Essa resiliência tem a ver com a capacidade de o negócio se sustentar em eventos imprevistos e continuar numa crescente sem se desestabilizar. 

Muitos conceitos de megatendências parecem distantes, mas, na verdade, afetam o dia a dia de todo empreendedor:  metaverso, inflação, guerra e tecnologias imersivas. Entender essas coisas é o caminho para se ter um negócio menos vulnerável e mais competitivo. 

Leia mais: Competitividade: 3 empresas que souberam enfrentar a concorrência

Estudar megatendências não tem nada a ver com adivinhação e achismos. É tudo feito através de métodos, pesquisas e dados concretos para que você saiba onde pisar ao tomar qualquer decisão.

É preciso destacar que, nesse contexto de mudanças disruptivas, constantes e profundas, algumas megatendências se delineiam no planeta. Ao mesmo tempo em que podemos observar o bem-estar global emergindo, vemos, também, a questão das mudanças climáticas e escassez de recursos. Assim, faz-se necessário prestar atenção no que está por vir. Se não olharmos e nos prepararmos adequadamente para todos os cenários – tanto os bons quanto os ruins – corre-se o risco de destruir tudo antes de usufruir.

Por fim, confira 5 megatendências que estão moldando o futuro:

  1. Rápida urbanização;
  2. Bem-estar Global Emergente;
  3. Mudanças climáticas e escassez de recursos;
  4. Mudanças demográficas e sociais;
  5. Descobertas tecnológicas.

Se quiser continuar recebendo conteúdos sobre o assunto e aprender mais sobre, assine a nossa newsletter. Temos conteúdos novos toda semana. É só clicar aqui.