As tecnologias estão mudando nossa maneira de produzir e consumir. Saiba quais são os impactos dessas transformações e das megatendências no seu negócio.


Empresas e profissionais com verdadeira visão de futuro sabem que a transformação digital é uma execução ágil das abordagens essenciais para que os negócios prosperem em um ambiente de incertezas e mudanças contínuas, e a recente pandemia mostrou que isso pode impactar com muita velocidade o bem-estar social e a estabilidade econômica ao redor do mundo. Analisar a relação das megatendências e o ambiente dos negócios é tão importante quanto o seu negócio em si.

Mas por que quando trazemos esse entendimento para a gestão de empresas a compreensão dessas transformações se torna ainda mais relevante? Porque as questões econômicas e tecnológicas estão suscetíveis aos impactos das megatendências, afetando profundamente a maneira de atuar na gestão dos negócios. 

Os impactos das megatendências estão amplamente conectados com o comportamento dos consumidores e, se você antecipar, vai conseguir enxergar as oportunidades em jogo para extrair todas as vantagens possíveis ao entendimento.

Continue lendo nosso artigo e entenda o que são e como se manter atualizado sobre as megatendências e o que fazer para colocar em prática na sua empresa.

O que são megatendências e como elas podem impactar o futuro dos negócios?

Forças poderosíssimas e transformadoras que podem mudar a trajetória da economia mundial, as megatendências vêm mudando prioridades do mundo em que vivemos, estimulando inovações e redefinindo os modelos de negócios. Com um impacto significativo não apenas em como vivemos ou gastamos nosso dinheiro, elas têm peso também em políticas governamentais e estratégias corporativas.

É extremamente importante entender as Megatendências, pois elas ajudam profissionais a antecipar possíveis riscos, o desenvolvimento do mercado, adequar o planejamento estratégico e impulsionar mudanças nos setores econômicos.

Alterando cada vez mais os rumos de toda uma sociedade, as megatendências irão impactar cada vez mais os retornos de capital.

Leia mais: Megatendências vs Tendências: como preparar seu negócio

5 principais megatendências que irão mudar o seu futuro.

É preciso salientar que, de tempos em tempos –  dado o avanço das tecnologias e do mundo em geral -, as megatendências mudam.

Mas, afinal, quais são as principais megatendências atualmente?
Vamos pensar da seguinte forma: quais mudanças de âmbito mundial têm feito real diferença na vida de todos? Podemos facilmente identificar cinco exemplos:

1. Mudanças sociais e demográficas

Com a taxa de fertilidade diminuindo consideravelmente devido ao avanço da medicina e fatores naturais, uma porcentagem crescente de pessoas mais velhas levarão as organizações a encontrar novas maneiras de aliviar a escassez de trabalhadores e fechar lacunas de talentos.

2. Deslocamento do poder econômico global

Nos últimos anos, o equilíbrio global do poder econômico vem migrando dos países desenvolvidos para os países em desenvolvimento, trazendo um impacto crescente sobre os mercados.

3. Urbanização acelerada

Pela primeira vez na história, mais da metade da população mundial vive em centros urbanos. De acordo com a Organização das Nações Unidas, esse número passará para quase 70% até 2050.
Dentre as diferentes razões, estão a busca por oportunidades melhores, estilos diferenciados de vida, infraestrutura e vida social.

4.  Mudanças climáticas e escassez de recursos

A mudança de clima – resultado das mãos do ser humano – tem um potencial impacto econômico mundial, resultando em metas para melhoria, desestabilizando a sazonalidade, acentuando a necessidade de planejamento e desenvolvimento de tecnologias de adaptação específica e aplicação de métodos compatíveis de forma consistente, previsível e em longo prazo.

5. Avanços tecnológicos

A conectividade é um dos principais impulsionadores das megatendências, já que os consumidores atuais interagem de forma online, tornando a tecnologia uma das principais megatendências.

Como se preparar pensando em longo prazo

Fazer um planejamento – seja ele pessoal ou profissional – para 15 ou 20 anos à frente exige um olhar apurado e uma capacidade de adaptação frente aos imprevistos. Por isso, os empreendedores tentam prever potenciais situações por meio de indicadores de mercado e pesquisas.

A missão de compreender os rumos que o mercado vai tomar nas próximas décadas extrapola os limites setoriais de qualquer empresa e, para aproveitar as tendências, é preciso ter um olhar global e identificar as oportunidades.

Assim, o principal erro acaba sendo a inflexibilidade por parte dos empreendedores, por trabalharem com a ideia de um futuro fixo. Analise todas as possibilidades e adote um cenário neutro, científico.
O desenvolvimento pode ser favorável, mas esteja pronto para possíveis dificuldades devido às mudanças complexas que o mundo faz.

Como fazer das megatendências uma oportunidade para meu negócio?

Para aproveitar os impactos das megatendências e enxergar as oportunidades envolvidas nessas transformações, é essencial que você se enxergue como a pessoa responsável por sua carreira.

Em outras palavras, é essencial construir o seu protagonismo e alimentar a sabedoria de que o sucesso da sua atuação só depende de você. Com uma postura pró-ativa, você consegue abrir portas e levar seus conhecimentos para a empresa onde trabalha. Partindo desse lugar, você pode, então, construir um planejamento empresarial flexível em relação às inovações e extremamente conectado aos acontecimentos do mercado.

Portanto, nunca deixe de levar em consideração as mudanças sociais e as novidades tecnológicas. Afinal, tudo isso faz parte do desenvolvimento de uma gestão de negócios bem-sucedida. Com os impactos das megatendências, alguns negócios ganharão espaço enquanto outros irão desaparecer. Para se manter competitivo no mercado, é necessário ter atenção às novas formas de consumo.

Por isso, a busca por conhecimento é uma prática que não tem fim e manter-se por dentro das movimentações do mercado e da sociedade faz toda a diferença. Para aperfeiçoar suas habilidades e contribuir para o crescimento da sua empresa, conheça o MBA Gestão de Negócios e Valorização da Empresa, desenvolvido pela FIA em parceria com o CIEE Escola.Invista em sua carreira e alcance o sucesso.

E-book – Guia Megatendências: prevendo mudanças no mercado

Para ficar a par e saber como se organizar para que as megatendências atuem positivamente no meu mercado, o meuSucesso preparou um e-book para você. Com ele, você consegue se antecipar e, assim, projetar o futuro da sua empresa. Tá esperando o quê? Baixe agora mesmo! É só clicar aqui.