Um teste desenvolvido pela consultoria espanhola Foxize foi aplicado a 30 mil profissionais de 25 países, entre eles o Brasil, e revelou que os altos executivos não estão prontos para os desafios que economia digital exige, tampouco têm ferramentas para se adequar às exigências de um consumidor online.
O resultado da pesquisa foi que – praticamente 80% desses profissionais – têm pouca ou nenhuma noção sobre a nova economia. E o que isso representa? Que as grandes empresas não vão investir na capacitação desse executivo, o que seria possível a partir de treinamentos, simplesmente vão substituí-lo. A falta de conhecimento sobre internet, e-commerce e comunicação em tempo real pode ser motivo para substituição de profissionais considerados analógicos.
De acordo com informações do Estado de São Paulo, se o desempenho dos altos executivos no teste sobre economia digital é ruim, um alento vem dos resultados do nível de gerência – que são bem mais animadores. Enquanto apenas 22% dos diretores e presidentes mostram intimidade com a atuação digital, esse índice se inverte e chega a 74% de avaliações positivas no nível de gerência. Logo, uma interação mais próxima entre os dois níveis hierárquicos poderia trazer resultados positivos.
Tópicos do teste aplicado pela Foxize:
Cultura digital
Habilidade para compreender oportunidades da economia digital tanto na vida pessoal quanto na profissional.
Gestão da informação
Capacidade de usar canais para organização digital, incluindo busca de informações e compartilhamento de dados com a equipe em tempo real.
Comunicação digital
Uso de ferramentas profissionais para compartilhar documentos e informações com a equipe de forma segura.
Identidade digital
A Identidade digital avalia como o executivo está representado na web, a qualidade dos perfis em redes sociais, em especial o LinkedIn, e seu nível de influencia digital.
Trabalho em rede
Este item faz a análise do tamanho e da qualidade do networking que o executivo consegue reunir em meios digitais.
Segurança de dados
A segurança de dados avalia como a pessoa protege suas informações na rede, em nível profissional e pessoal; envolve conhecimento sobre malwares e gestão de senhas.
Prepare-se para ser um profissional de sucesso
O desemprego no Brasil apresenta números altos, e não basta apenas ter uma capacitação para entrar no mercado em excelentes vagas, entender da nova economia e estar totalmente inserido no ambiente digital de negócios, são itens fundamentais para se tornar um profissional de sucesso e cobiçado pelo mercado independente da sua área de atuação.
O meuSucesso.com produziu um caso com Vint Cerf, um dos criadores da Intener, e nesse documentário cinematográfico, você pode se aprofundar sobre os dilemas e desafios do mundo digital.
Estude com o meuSucesso.com, acesse agora mesmo a plataforma e encontre conteúdo rico para o seu desenvolvimento!
Ainda não é assinante? Acesse grátis por 7 dias.