Descubra como ser mais ágil, como analisar seu potencial de mercado e mitigar riscos colocando em prática aspectos e ferramentas da inteligência competitiva


O objetivo da inteligência competitiva estratégica não é exclusivamente coletar informações de mercado para fazer planos, mas usar informações para gerar insights que, por sua vez, suportam perspectivas em constante mudança. Por isso, é importante que os empreendedores procurem tornar seus negócios com um desempenho mais eficaz a partir do momento da criação ou captação de valor, quando gerenciam corretamente os riscos como um todo. 

Leia mais: O que é inteligência competitiva? Saiba aplicá-la no seu negócio

Pedro Chiamulera é ex-atleta olímpico, competidor dos 110 e dos 400 metros com barreiras, e formado em ciência da computação em San Diego, EUA. Aposentado das pistas aos 33 anos, ele sempre teve o desejo de empreender. Em 2000, quando teve a oportunidade de desenvolver seu primeiro software para uma grande varejista, não pensou duas vezes: naquele ano, surgiu a ClearSale, empresa especializada em programas antifraude que veio a se tornar uma das maiores referências no ramo atualmente. Pedro é protagonista do novo Estudo de Caso do meuSucesso, “Sem Barreiras”, que tem como tema central a Inteligência Competitiva.

Neste artigo, vamos mostrar alguns caminhos que levam o empreendedor a ser mais ágil e assertivo na hora de encarar os riscos que ameaçam o futuro do seu negócio (como Pedro Chiamulera foi quando enfrentou os altos e baixos com seu negócio), além de apresentar a metodologia DMAIC como uma importante ferramenta que você pode aplicar na sua empresa. Vem com a gente

Como se tornar um empreendedor ágil?

O conceito de inteligência competitiva pressupõe agilidade do empreendedor. E essa agilidade na hora de alcançar seus objetivos depende de alguns fatores, incluindo o campo em que ele está inserido e o tipo de projeto em que ele está trabalhando. Em sua essência, uma abordagem ágil inclui tarefas que são necessárias para a conclusão de um projeto, sendo divididas em partes menores, chamadas de interações ou sprints.

Cada sprint é um ciclo de desenvolvimento que, geralmente, dura de alguns dias a algumas semanas e inclui as seguintes etapas:

  1. Criação e liberação de um novo sprint pela equipe;
  2. Teste, revisão e avaliação do sprint pelas partes interessadas (membros da equipe, consumidores);
  3. Feedbacks orientam a próxima etapa;
  4. A equipe dá início ao próximo sprint;
  5. Repetição deste processo quantas vezes forem necessárias até que decidam que o projeto está completo.

O objetivo desse gerenciamento ágil é introduzir novas etapas do projeto de forma contínua e fazer melhorias constantes. Isso ajuda a garantir que uma parte de um projeto seja um sucesso antes de a equipe avançar para os próximos estágios e fazer com que as empresas lancem projetos dentro do prazo e do orçamento.

Como analisar seu potencial de mercado?

Para trabalhar com inteligência competitiva, é fundamental saber calcular seu potencial de mercado. Para isso, é preciso compreender mais sobre seu público. Dessa forma, considere três perguntas principais:

Qual é a quantidade de consumidores que você pode atingir no mercado?

Para entender a quantidade provável de consumidores, acompanhe este exemplo: se seu negócio oferece serviços de conexão de internet para empresas, considere que 97% das empresas brasileiras já utilizavam o serviço de internet em algum nível no ano de 2013. Assim, isso indica que, inicialmente, você tem um potencial de mercado de 97% das empresas do Brasil.

Quanto seu mercado pode gastar?

No mesmo exemplo, imagine que sua empresa, hipoteticamente, oferece conexões de altíssima velocidade e que, por isso, elas se tornam mais caras. Assim, é preciso ter em mente que nem toda empresa que usa internet dispõe dos recursos necessários para adquirir esse tipo de serviço. Uma pesquisa de 2015 mostrou que o número de empresas que contratam velocidades acima de 1Mbps é de 48% em média. Com isso, agora seu potencial de mercado não é mais de 97% das empresas brasileiras, mas, sim, de menos de 50% delas.

Portanto, não é necessário realizar uma pesquisa de potencial de mercado propriamente dita. Basta usar, com sabedoria, dados de pesquisas já existentes e fazer os cálculos de mercado potencial como indicamos.

Quanto sua empresa é capaz de atender?

Nunca se esqueça de considerar sua capacidade de atendimento. Sabendo que, até 2015, havia cerca de 18 milhões de empresas ativas no Brasil, é bastante improvável que seu negócio consiga atender quase 9 milhões delas. Assim, o seu potencial de mercado será limitado pela quantidade de clientes que você consegue atender. Contudo, se você oferecesse um produto com potencial de mercado para 100 clientes e conseguisse atender 200, simultaneamente, então, o potencial de mercado seria limitado pelo público.

Gerenciando possíveis riscos

Na hora de colocar a inteligência competitiva em prática, existem metodologias específicas que servem para o empreendedor agir na hora de identificar riscos para o seu negócio, especialmente quando se olha para a organização de dentro para fora. Vamos focar este artigo na consagrada metodologia DMAIC. 

O que é a metodologia DMAIC?

A metodologia DMAIC é uma sigla que vem do inglês e significa Define (Definir), Measure (Medir), Analyze (Analisar), Improve (Melhorar) and Control (e Controlar). Trata-se de um método de melhoria de processos composto por um roteiro que ajuda empresas a resolverem problemas.

Os principais objetivos da metodologia DMAIC são: 

  1. Aumentar a produtividade;
  2. Aperfeiçoar a qualidade de produtos e serviços;
  3. Aprimorar processos e a gestão da empresa;
  4. Buscar a melhoria contínua na gestão e produtos;
  5. Reduzir custos e desperdícios;
  6. Consequentemente gerar um retorno financeiro para a empresa, aumentando sua competitividade.

Essa metodologia é muito importante em ocasiões em que sua empresa está enfrentando problemas ou para colocar um novo processo em ação, sem que nada saia do planejado. Sendo assim, ao seguir os 5 passos, a melhoria de seus processos será visível e seu negócio terá ganhos no curto e longo prazos.

No novo Estudo de Caso do meuSucesso, que estreia dia 18/04, você vai poder analisar mais profundamente cada uma das 5 etapas da metodologia DEMAIC. Então, não perca!

Estudo de Caso Sem Barreiras

Dia 18 de abril de 2022, estreou o novo Estudo de Caso do meuSucesso, “Sem Barreiras”, a trajetória do empreendedor e ex-atleta olímpico brasileiro Pedro Chiamulera. O tema central é a Inteligência Competitiva. 

Este estudo de caso foi preparado para te ajudar a aprender a partir da história de Pedro, que viveu muitos desafios em seu dia a dia, além de também contribuir para que você possa entender como desenvolver a inteligência competitiva, realizando análises internas e externas voltadas à gestão preventiva além dos protocolos antirrisco e antifraude.

Pedro é fundador da ClearSale , empresa especializada em prevenção e detecção da fraude para diversos segmentos de mercado, entre eles e-commerce, telecomunicações, vendas porta a porta, programas de fidelidade e serviços financeiros.

Por ano, são autenticadas mais de 100 milhões de transações e, no e-commerce, a empresa gerencia mais de 84% dos valores envolvidos no setor. Além do combate à fraude, a ClearSale gera confiança entre a sua empresa e o bom consumidor, com foco no compromisso com os resultados do seu negócio.

Episódio de lançamento: Tornando seu negócio mais competitivo

O episódio especial de estreia contou com a participação de 2 empreendedores que estavam enfrentando desafios de competitividade para alavancar seus negócios. São eles: Rodolfo Carvalho de Oliveira, dono de uma loja de produtos naturais, e Luis Alexandre Matarelli, dono de uma empresa do ramo de comunicação.

Eles ganharam uma orientação pra lá de especial com os especialistas do meuSucesso, Marcos Assi, especialista em riscos e processos de gestão de negócios (MASSI Consultoria), e Flávia Lippi, especialista em desenvolvimento humano (IDHL).

Os participantes foram desafiados e fizeram uma apresentação final, onde foram avaliados pelos especialistas. O vencedor foi premiado com uma mentoria especial com o nosso protagonista Pedro Chiamulera.

Você pode assistir a este episódio especial do Estudo de Caso de maneira exclusiva e sem nenhum custo. Clique aqui para assistir.