Pessoas

Demissão: 4 motivos pelos quais você deveria deixar seu emprego

3/06/2015 • por meuSucesso .com

Construir seu próprio projeto pode ser muito mais gratificante

A grande maioria de nós, brasileiros, nasceu e cresceu ouvindo que deveria estudar e arranjar um emprego (de preferência, uma boa posição em um órgão público) para ser alguém na vida. Esse mantra, repetido incansavelmente, de geração a geração, virou praticamente lei. Quem se desvia do caminho, geralmente, é visto com desconfiança. É um "sem rumo", aventureiro, irresponsável, sem futuro, sem perspectiva. Até provar que um mundo muito mais interessante existe lá fora do padrão tradicional que a sociedade costuma impor e construir algo tão valioso que faz com que todos aqueles que lhe apontavam o dedo agora apareçam para dar os parabéns e pedir favores.

Não há mal nenhum em preferir ser empregado. A primeira regra para uma carreira feliz é fazer o que se gosta. E se o que lhe deixa mais realizado é trabalhar para uma empresa ou qualquer outro tipo de organização, vá em frente. Mas saiba que construir seus próprios projetos pode ser bem mais gratificante e garantir realizações que nem todo emprego vai conseguir suprir.

Se você está feliz com seu emprego e tem ideia formada quanto ao que quer para sua vida, pode encerrar esta leitura aqui. Mas se você considera a possibilidade de largar a "estabilidade" para se arriscar em uma jornada que pode lhe trazer grandes recompensas, leia o que escrevemos abaixo. Elencamos alguns motivos pelos quais pode valer a pena você pedir demissão. 

Assumir o controle

Ao deixar de ser empregado e tornar-se empreendedor, não pense que você simplesmente não vai mais precisar dar satisfação a ninguém e fazer o que bem entender. Na verdade, ter clientes como "patrões" pode ser bem mais difícil do que responder a um superior hierárquico dentro de uma empresa. Mas você estará no controle. Você tomará as decisões. Fará as coisas como achar que deve. E conduzirá seu trabalho pelo caminho que acredita ser melhor. Você será o responsável.

Aproveitar melhor seu tempo

Quando trabalha para uma empresa, você geralmente tem uma carga horária diária que precisa dedicar a ela. E funções operacionais, geralmente essa jornada é de 8 horas. Quem ocupa posições executivas, muitas vezes, não tem hora para dormir, comer ou existir. E todo esse tempo é dedicado ao projeto de outras pessoas. Quando é o dono da história, você a escreve. Obviamente, será preciso cumprir horários e atender prazos. Mas você decide como faz e pode aproveitar melhor suas horas.

Sua felicidade em primeiro lugar

Se você está infeliz ou acha que seu trabalho atual já não satisfaz mais, peça demissão. Não há dinheiro no mundo que valha sua felicidade. Vá em busca de seu propósito, pois, com certeza, você será mais bem recompensado pelo que fará e será feliz.

Transformar o mundo e as pessoas

Evidentemente, você pode promover grandes e boas mudanças como empregado de uma organização. Mas, se isso não estiver nos planos dela, você, muito dificilmente, poderá fazer algo de impacto para o lugar onde vive e as pessoas à sua volta. O trabalho vai ocupar todo seu tempo. Deixe sua marca na história. Empreenda e transforme a realidade.

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com.

Comentários