Pessoas

5 atitudes que podem decretar seu fracasso profissional

16/03/2016 • por meuSucesso .com

Muitos profissionais não percebem que estão criando problemas para suas carreiras

Formação acadêmica e competências práticas são fatores essenciais para o crescimento de um profissional. No entanto, um currículo brilhante pode ser sabotado pelo perfil comportamental. Muitos profissionais não percebem, por falta de autoconhecimento ou autocrítica, que estão criando problemas para a própria carreira. 

Confira abaixo cinco atitudes que podem decretar seu fracasso profissional:

1. Falta de autocrítica

Muitos profissionais não aceitam as próprias limitações e isso pode acarretar problemas. Além disso, é comum ver pessoas com esse perfil procurando se cercar de colegas medíocres com medo que os brilhantes as ofusquem. Na verdade, quem deseja crescer deve se manter ao redor de grandes profissionais.

2.  Aceitar um cargo sem a qualificação necessária

Os profissionais devem compreender que cada cargo tem suas peculiaridades. Antes de aceitar uma proposta, ele deve avaliar se realmente tem o perfil. Muitas vezes um bom técnico não se encaixa na função de gestor.

Assumir um trabalho para o qual não está preparado pode “queimar” seu filme na empresa.

3. Terceirizar a culpa

A equipe sabe identificar esse tipo de profissional. Ele é aquele que sempre tem alguém ou um fator externo para apontar quando um projeto não obtém os resultados esperados. Esse comportamento é conhecido como terceirização da culpa e aponta uma falta de honestidade dos profissionais.

4. Conformismo 

Conformar-se com a situação e o medo de arriscar são comportamentos que deixam a carreira estagnada. O profissional deve abandonar a procrastinação a fim de promover mudanças na própria carreira. Se existe uma competência valorizada hoje no mercado, esta é a proatividade.

5. Falta de resiliência

As empresas buscam profissionais capazes de se adaptar. Essa exigência vem da própria sociedade, cada vez mais dinâmica. Abandonar o vitimismo e enxergar, mesmo nas adversidades, grandes oportunidades é um passo para o sucesso na carreira.

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com.

Comentários