Pessoas

A importância de saber aproveitar as oportunidades JÁ na Graduação

18/08/2015 • por Universitários Acima da Média (UAM)

A colunista Pâm Bressan, da Universidade Acima da Média, comenta os pontos positivos de ser um aluno engajado no ambiente acadêmico

Sabe aquela oportunidade que surgiu para você fazer parte do Centro Acadêmico da sua faculdade? Então, mas sabe aquele pensamento de “não quero me incomodar”? Que tal começar a deixar de lado?

Convido você, caro leitor, a refletir sobre a importância de saber aproveitar as oportunidades que surgem para os acadêmicos e muitas das vezes, por um pensamento abaixo da média (medíocres), são ignoradas.

O que percebo são alunos com grandes oportunidades de crescimento nas mãos, mas que as deixam escapar por acharem que “será muito trabalhoso e não irá agregar”, enquanto na verdade irão desenvolver várias habilidades pessoais e comportamentais para a sua vida pessoal e profissional.

Qual fase da sua vida você acredita que pode errar e experimentar mais, cair e levantar? AGORA! Nos seus vinte e poucos anos, ainda morando com seus pais, ainda cursando a faculdade!!!

Eu era extremamente tímida. Ao começar a fazer parte/me envolver no Movimento UAM (Universitários Acima da Média), enfrentei vários medos, como por exemplo o de falar em público. E graças a esta iniciativa, hoje sou muito mais comunicativa. Se tivesse preferido ficar sentada na cadeira da sala de aula, ainda seria tímida (e pouco provavelmente estaria escrevendo aqui para vocês).

Falar em público, escrever artigos, colocar em prática uma ideia, ser resiliente, empreendedor, corajoso, audacioso, ter visão de futuro, saber aonde quer chegar, se auto conhecer, ter um referencial, enfrentar dificuldades, entre outros. Isso tudo você pode desenvolver ainda cedo/novo, ou seja, na faculdade, participando de movimentos estudantis, e a verdade é que, além de tudo isso, as oportunidades crescem ao seu redor e te abrem portas!

Vejamos a importância de alguns pontos citados acima:

Falar em público

A começar pelo fato de apresentar trabalhos acadêmicos, quem gosta? Quem quer? Quem levanta a mão?  E como essa pessoa irá se comunicar com efetividade no mercado de trabalho?

Autoconhecimento

Estou no curso certo? Por que não estou gostando e me sinto perdido(a)? Vejam como é importante o processo de olhar para dentro de si, se auto conhecer, saber seus gostos e paixões.

Ter um referencial

Quem eu sigo nas redes sociais? Qual professor eu me espelho? Estou olhando para pessoas certas? Observando seus modos e almejando chegar lá também, sem inveja? Ter alguém para quem olhar, pedir conselho, é fundamental durante a graduação.

Enfrentar dificuldades

Como agir com calma, pensar antes de falar e criar uma solução para aquela dificuldade? Como saberei dizer NÃO para portas que se abrem durante a jornada? Como enxergar a solução fora da caixa? Enfrentando! Experimentando! Errando!

Acredito que o fato de você ajudar/colaborar/argumentar/participar/dar sua opinião e experimentar novos desafios, vai te tornar uma pessoa melhor. Não digo somente participar de movimentos dentro da sua universidade e, sim, fora dela também: das associações da sua cidade e do seu bairro, por exemplo. Sabendo aproveitar as demais oportunidades que virão, somente vai acrescentar ainda mais em seu portfólio de habilidades para a vida!

Aproveite e comece hoje mesmo!

Artigo escrito originalmente para o portal Startupi e cedido pela colunista ao MeuSucesso.com

Comentários

Quem escreve

Universitários Acima da Média (UAM)

CEO em Universitários Acima da Média

Somos uma equipe de jovens universitários diferenciados (54 Membros em 15 Estados) ,famintos por conhecimento e conteúdo fora da sala, buscando incansavelmente a mudança dentro de nós, e logo, mudando o mundo. Queremos provocar, inspirar, capacitar e conectar jovens universitários através do desenvolvimento de uma mentalidade empreendedora

POR Universitários Acima da Média (UAM)

Não se esqueça do principal objetivo da sua empresa: VENDER

0 0
POR Universitários Acima da Média (UAM)

De analista de sistemas a vendedor de doces

2 0
POR Universitários Acima da Média (UAM)

Treinar e treinar, repetir e repetir vale mesmo a pena?

1 0