Pessoas

A prosperidade do seu negócio depende da boa comunicação

9/08/2017 • por meuSucesso .com

Neste artigo, a colunista Aurea Regina de Sá ensina o que é preciso para ter uma comunicação efetiva.

Nem só de técnica vive a saúde financeira de um negócio. Para um empreendimento alcançar o sucesso, a comunicação deve ser prioridade de todo o grupo, do líder aos colaboradores. Mas, eu não me refiro ao desejo pelo aprimoramento das técnicas de comunicação. Vá por mim: isso cai por terra, quando o comunicador não se sente à vontade e seguro para aplicá-las e é por isso que muitas das iniciativas dos departamentos de recursos humanos e comunicação são subutilizadas. Para gerar efetividade é importante convidar o colaborador a se conhecer para se comunicar melhor.

A busca pela comunicação excelente passa pela trilha do autoconhecimento que proporciona o reconhecimento dos fatores positivos já praticados e dos pontos de melhoria a serem perseguidos como meta de desenvolvimento pessoal. E esse é um processo que não promove resultados da noite para o dia, mas tem que começar.

Imagine um vendedor tímido, um líder agressivo ou um colaborador medroso. Nem um dos três se comunica amplamente porque teme o julgamento e age na defensiva. O resultado disso impacta diretamente no lucro da empresa. Agora experimente sugerir as vantagens para esses mesmos profissionais, caso queiram se desafiar no roteiro do autoconhecimento!

Quem tem medo de se expor para uma só pessoa ou em público não costuma confessar essa fragilidade; quem receia se colocar diante de uma plateia ou fazer uma venda, normalmente não admite que o empecilho é a sensação de vulnerabilidade. E o que muita gente não gosta de concluir é que todos nós, todos mesmo, estamos vulneráveis diante de qualquer situação, afinal nós estamos vulneráveis em relação à vida! O que faz diferença é a forma como encaramos acontecimentos que nos expõem e como lidamos com os sentimentos que nos visitam quando aparecemos.

Aparecer pode dar medo! Aliás, o ser humano tem mais medo de fazer sucesso do que de fracassar, exatamente porque teme aparecer, se mostrar, ser destaque. Já parou pra pensar o que faz você não se sentir merecedor desse lugar alto? Talvez a impressão de que não é suficientemente bom, não tem todas as habilidades exigidas para determinada atuação ou porque simplesmente um dia alguém disse que você era pretensioso demais para querer algo tão audacioso. E você acreditou!

Se a crença limita seus objetivos é hora de dar um novo significado a ela. Ninguém merece ficar preso a uma crença que não ajuda a evoluir, melhorar e crescer. Para identificar os sabotadores que nos perseguem o tempo todo, é preciso estar consciente. Se a opção for a de seguir guiado pelo piloto automático, sem se dar conta do que ocorre interna e externamente, as chances de não se desenvolver serão enormes, por isso acorde, atente-se e vibre no sentido do seu desejo maior. Aliás, quando se conhece o propósito de vida, até a comunicação flui melhor, afinal se você sabe por que faz o que faz pode se comunicar com mais assertividade, pode inspirar mais as pessoas e atingir seus objetivos com rapidez e consistência.

O segredo da boa comunicação não são simplesmente as técnicas, mas a forma como alguém se comporta diante das situações em que se comunica.

Comentários