Pessoas

Você sabe o que fazer para empreender durante a faculdade?

11/05/2015 • por Universitários Acima da Média (UAM)

É necessário entender e aproveitar o potencial do ambiente acadêmico

Os universitários precisam saber aproveitar o momento mais poderoso de suas vidas, a Universidade. Ali é o lugar que o jovem tem acesso aos Diretores, Coordenadores, Professores, a Rádios e Jornais Acadêmicos, e saber aproveitar isso tudo é essencial!

Se a sua universidade for pequena você terá muitas chances de criar projetos e se destacar. Fale com o Coordenador dos cursos e verifique se a sua universidade possui uma Empresa Júnior. Se sim, converse com os integrantes da empresa e se disponibilize para ajudá-los, se não, entre em contato com o Movimento Brasil Júnior, e peça ajuda de como começar uma Empresa Júnior na sua faculdade, vá até aquela pessoa que toparia começar com você, e se exponha. Essa atitude e iniciativa irão ajudar você e outros estudantes a pensarem como empresário, a terem "cabeça de dono", correrem riscos e empreenderem desde cedo.

Outra atitude bacana é organizar pequenos grupos de leituras semanais, unir pessoas que gostem de ler e debater diversos assuntos, principalmente se a biblioteca da sua faculdade tiver muitas obras. Além de gerar novas amizades, irá gerar conhecimentos sobre vários autores e livros.

Participar de projetos fora e levar para dentro da faculdade também é um ponto chave para unir estudantes e crescer pessoalmente. Por exemplo, a AIESEC. Entre em contato com o pessoal, e agende uma reunião. Se disponibilize para trabalhar voluntariamente em troca de experiência e desenvolvimento pessoal.

O projeto Nacional Universitários Acima da Média também é liderado por universitários, com o objetivo de tornar nossos jovens em potenciais líderes para a sociedade, o projeto vem crescendo pelo Brasil, com vários representantes dentro das universidades. Participe do processo seletivo e leve o projeto para a sua faculdade.

Organize eventos de competição de modelo de negócio, uma sugestão: use os cases de sucesso da sua região, e monte seminários com empresários sobre  Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia.

Usufrua do Jornal Acadêmico e se coloque a disposição para escrever artigos sobre um determinado tema, você praticará a escrita, o hábito da leitura, aumentará seu Networking, assim como montar um programa de Rádio ou TV com a sua turma ou outros amigos, vocês irão desenvolver habilidades de oratória, flexibilidade, comunicação, entre tantas outras.

O universitário deve explorar o máximo o seu período dentro da universidade, assim, além de se auto conhecer, desenvolverá habilidades empreendedoras. 

Saia da zona de conforto de somente utilizar a faculdade para estudar, bater Xerox e comer nas lanchonetes, use para conhecer suas aptidões e ajudar os outros a se desenvolverem em assuntos que muitas vezes, depende de você tomar uma iniciativa. 

Você perceberá que aprenderá muito mais do que o conteúdo do semestre, sentirá que seu senso de ousadia cresceu, e que nada é impossível para você.

Afinal, somos o motor da nossa própria realidade!

Vá em frente, ouse!

Comentários

Quem escreve

Universitários Acima da Média (UAM)

CEO em Universitários Acima da Média

Somos uma equipe de jovens universitários diferenciados (54 Membros em 15 Estados) ,famintos por conhecimento e conteúdo fora da sala, buscando incansavelmente a mudança dentro de nós, e logo, mudando o mundo. Queremos provocar, inspirar, capacitar e conectar jovens universitários através do desenvolvimento de uma mentalidade empreendedora

POR Universitários Acima da Média (UAM)

Não se esqueça do principal objetivo da sua empresa: VENDER

0 0
POR Universitários Acima da Média (UAM)

De analista de sistemas a vendedor de doces

2 0
POR Universitários Acima da Média (UAM)

Treinar e treinar, repetir e repetir vale mesmo a pena?

1 0