Pessoas

Da seleção à liderança: como gerir pessoas?

3/08/2017 • por meuSucesso .com

Guia do meuSucesso traz orientações sobre o assunto para empreendedores

Como gerir pessoas? Esse é um desafio crítico para qualquer organização. Quando se inicia um negócio, a preocupação com questões mais operacionais e estratégicas do ponto de vista da consolidação no mercado geralmente acaba ofuscando esse aspecto. Mas não esqueça: organizações são feitas de gente. Sem pessoas, sua empresa não vai a lugar algum.

O primeiro aspecto a que você, empreendedor deve estar atento é o da seleção. Encontrar o colaborador mais alinhado com a função e seu negócio é fundamental. Uma decisão errada por atrapalhar o andamento de tudo que vem depois.

"O processo de seleção e contratação de funcionários é algo que sempre requer atenção. Não importa o tamanho da empresa ou sua área de atuação. É a força de trabalho que gera os resultados do negócio ou, pelo menos, grande parte deles", de acordo com o "Guia de Gestão de Pessoas para o Empreendedor", disponibilizado pelo meuSucesso.com.

O guia cita alguns aspectos fundamentais para a seleção:

- saber o que procura;

- ir além do currículo;

- selecionar bem as perguntas para a entrevista.

Outros aspectos importantes para a gestão de pessoas são a compreensão clara dos estilos pessoais e profissionais dos colaboradores, como se relacionam entre si e, claro, suas aptidões e disposição para aprender.

Trabalhar bem a inteligência emocional dos líderes da organização e sua força de liderança também é muito importante.

No guia você confere várias outras orientações. Acesse: meusucesso.com/material/guia-938

Comentários