Pessoas

O que os outros vão pensar? Ignore-os - por Ricardo Farah

11/03/2015 • por Ricardo Farah

Projetamos nos outros, o medo que temos de fracassar

Não há certo ou errado quando se trata de nossa vida ou de um momento especifico, na empresa, pelo qual estamos passando. Afinal só cada um de nós sabe onde o sapato nos aperta.

Talvez o melhor, nestes momentos de crise interna, seja, para podermos conviver conosco e com os outros em mais harmonia, suspendermos temporariamente o julgamento em termos de certo e errado, em termos de bom ou mau e expulsarmos  de nosso campo o juiz crítico também.

Tenho percebido ao longo da vida que o pior juiz não está fora de nós, mas dentro. Nós é que aprendemos a dar muito valor ao que os outros vão pensar se fizermos isto ou aquilo ou se deixarmos de fazer isto ou aquilo. Em outras palavras projetamos nos outros o nosso medo do juízo que fazemos de nós mesmos.

E, caímos de novo na armadilha do medo: medo da não inclusão, da rejeição pelo outro, de não termos controle, de nos tornar vulneráveis.
Quanta ilusão alimentamos em função do ambiente externo a custa de nosso bem estar interno. 

Despertar a consciência de que somos passageiros como tudo nesta vida pode nos ajudar a não nos apegarmos às aparências,  a vivermos mais em função de sermos fiéis a nós e nossos valores mais autênticos.
Quando somos fiéis aos nossos valores mais profundos e nosso sentir, pensar e agir estão alinhados a eles, fazemos as pazes conosco e com o mundo exterior. Coerência.

Nós somos os nossos próprios clientes e nossos próprios fornecedores em nosso projeto de vida. Mais ninguém! Assim, o que trazemos para nossa vida e o que oferecemos a nós mesmos tem de trazer a qualidade da consciência como marca registrada. Consciência.

Consciência mais Coerência. Aí neste espaço, na junção destes dois aspectos, está a qualidade do nosso propósito de vida, do nosso serviço ou trabalho que oferecemos ao outro, à sociedade ou ao planeta.

Comentários

Quem escreve

Ricardo Farah

Sócio-Diretor em R.Farah Consultores - Coaching

Com cerca de trinta anos de experiência em consultoria e planejamento, desenvolvimento e condução de treinamentos, Ricardo Farah é diretor da R. Farah Consultores e presta coach, consultoria e treinamento à empresas. Além disso, é professor sênior da ESPM, UFRJ, IBMEC, entre outras instituições.