Pessoas

Organizando melhor o seu tempo - por Carol Rezende

26/05/2015 • por Carolina Rezende

Precisamos saber lidar com o nosso tempo e conciliar o trabalho com as necessidades pessoais. A tarefa não é fácil, mas não é impossível!

Ser empreendedora, mãe, esposa, filha, amiga, dona de casa... não é tarefa fácil! Mil papeis, mil funções para uma única pessoa! Alguém se identifica?

Pois bem, assim como você, eu também me vejo várias vezes nessa roda viva de querer fazer tudo. Acontece que, em determinado momento da minha vida, esse “frenesi” foi me enlouquecendo e, ao mesmo tempo, me dava uma sensação de vazio. Um sentimento que ia de um extremo ao outro, fazia tudo e nada ao mesmo tempo. Os dias iam passando e quando olhava pra trás sentia um buraco no peito, como se estivesse vivendo na superfície.

Foi quando decidi estudar sobre gestão do tempo para que eu conseguisse colocar dentro da minha agenda – de maneira saudável – aquilo que era importante pra mim, sem deixar de lado minhas responsabilidades. Afinal de contas, não vamos nos iludir que ao longo do dia só vamos fazer aquilo que amamos e que nos enche de alegria... Ir ao supermercado, fazer o fluxo de caixa da sua empresa, ter aquela conversa mais complicada com o seu fornecedor... não me deixam negar.

Ao longo dos próximos textos, vou dividir com vocês algumas dicas e a metodologia que adotei para organizar melhor o meu tempo. E já vamos começar por algo que pra mim fez muita diferença: Identificar quais são os meus ladrões do tempo. Pare para pensar em tudo que te rouba mesmo que alguns minutos ao longo do seu dia, mas que ao final fazem muita diferença. No meu caso, o celular garantiu logo de cara a sua primeiríssima colocação, seguida daquela boa e velha mania de trabalhar com várias janelas abertas (email, redes sociais, etc…). Em terceiro lugar ficou a minha dificuldade em delegar e querer fazer tudo.

Para o nosso próximo encontro, vou compartilhar com vocês algumas dicas de como lidei com esses ladrões do tempo e trazer mais algumas técnicas simples e eficazes para gerenciarmos nossa agenda.

Por enquanto peço que você se observe, tenha um bloquinho de anotações por perto e identifique quais são os seus ladrões do tempo. Mesmo coisas simples, que talvez você ache que não faz tanta diferença. Anote tudo e compartilhe aqui comigo nos comentários desse post. 

Abraços e até a próxima!

Comentários

Quem escreve

Carol Rezende é publicitária e, ao longo de 12 anos, construiu sua carreira na iniciativa privada, trabalhando na área de telecomunicação e, posteriormente, no Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF. A maternidade despertou a vontade de seguir novos rumos profissionais. Foi quando, a partir da sua própria necessidade, criou o Mulher de Negócio e nele visualizou a oportunidade de alavancar e articular mulheres que vivem os desafios de empreender e que não tinham um espaço comum para se aprimorar, trocar informações e compartilhar suas experiências.