Vendas

Postura vendedora: aprenda a ter uma e destaque-se entre os demais

20/02/2015 • por meuSucesso .com

Reunimos aqui alguns conselhos de especialistas da área de vendas que vão ajudá-lo nessa missão

Se você quiser se dar bem como vendedor, é preciso se comportar como um. Mas não se engane, achando que se trata de adotar para si aquela postura estereotipada do cara fanfarrão que tenta (e, é verdade, muitas vezes consegue) levar todo mundo na lábia. Atributos como confiabilidade, domínio da comunicação e capacidade de se adaptar bem à evolução de uma negociação contam muito mais. Por isso, ter uma verdadeira postura vendedora pode ser mais complexo do que se costuma imaginar. Mas também não é nenhum bicho de sete cabeças. Nada que bastante estudo e treinamento não resolvam.

Para auxiliar você, vendedor, reunimos aqui alguns conselhos de especialistas da área de vendas que vão ajudá-lo nessa missão. Confira abaixo:

Saiba ouvir

“Se você só falar, não vai ter a oportunidade de ouvir o que o seu cliente tem a dizer. E é justamente isso que vai definir o sucesso da venda. Deixe o cliente à vontade para dizer o que ele precisa, o que procura, qual é a sua necessidade. Só com essas informações você poderá dizer a ele exatamente como seu produto ou serviço poderá solucionar o problema que ele tem – e vender, claro”, afirma Claudio Diogo, especialista em vendas, marketing, varejo e consumo.

Saiba identificar seu cliente e trace um perfil dele

“Um ótimo vendedor precisa identificar quem é o cliente e quais são as suas necessidades. A venda só terá sucesso se o produto ou serviço atender às necessidades do cliente e esse esforço precisa ser direcionado para quem decide sobre a compra”, afirma Gustavo Coelho, diretor Comercial da Sascar.

Seja criativo

"Busque alternativas para chegar até o cliente, use argumentos que o envolvam. Faça com que ele se imagine desfrutando dos benefícios dos produtos e serviços. Crie novas oportunidades e proponha soluções inovadoras", afirma Carlos Cruz, do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas).

Adapte-se

"É preciso aprender a lidar com diferentes perfis de clientes, influenciando todas as pessoas envolvidas no processo de compra. Para isso, administre suas emoções, frustrações e saiba se adequar ao que for necessário para alcançar suas metas", acrescenta Carlos Cruz.

Nunca ache que está fazendo um favor ao cliente

"O vendedor deve ter em mente que a venda envolve um relacionamento mútuo, tanto cliente quanto vendedor visam estabelecer uma relação de troca. Portanto, não há nenhuma relação de favor", afirma Guilherme Machado, palestrante e consultor de vendas.

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com.

Comentários

Leia também