Quando uma empresa aplica todo seu propósito no desenvolvimento de um produto, dificilmente ele será facilmente copiado, pois o produto é fruto de um comportamento natural.


Quando você vai escolher um produto para comprar, de que forma você diferencia entre as opções que são ofertadas na hora da decisão? A diferenciação de um produto do outro está na forma como a empresa buscou em destacar aquilo que oferece a mais que o concorrente do produto similar.

Quando uma empresa aplica todo seu propósito no desenvolvimento de um produto, dificilmente ele será facilmente copiado, pois o produto é fruto de um comportamento natural. Um propósito bem definido é a base para se ter um produto oferecido de forma diferenciada para o público. Buscar a diferenciação de um produto sustentado em algo não autêntico para a empresa tem grandes chances de não dar certo.

Como diferenciar seu produto?

Algumas estratégias podem ser aplicadas para chegar a um resultado satisfatório. A comoditização dos produtos está colocando dificuldades nas empresas que não têm um diferencial definido.

Hoje em dia o foco não é mais o que se vende, o foco está todo no consumidor: O que ele quer? O que ele deseja? O que ele não quer? Com essas respostas, você vai conseguir criar uma oferta irresistível e diferenciar seu produto no mercado, porque é possível encontrar muitos produtos e serviços apenas com diferença de marcas, em que qualidade, preços, design e benefícios oferecidos são tão parecidos que o cliente não enxerga mais valor agregado. Por isso, busque trabalhar os seguintes fatores:

  1. Determine seus pontos críticos de sucesso;
  2. Segmente o mercado e trabalhe com o público adequado;
  3. Se possível, tenha um produto que seja considerado exclusivo a um grupo seleto;
  4. Elabore um produto único, o qual as pessoas venham de longe para experimentar ou comprem com selo de origem;
  5. Ouse ser diferente;
  6. Seja uma referência naquilo que se propõe ser diferente;
  7. Crie formas lúdicas de realizar associações ao seu produto;
  8. Trabalhe sempre com campanhas e comunicações focadas em explorar a sua diferença;
  9. Busque características inovadoras com quem está na vanguarda;
  10. Desenvolva e reforce constantemente a sua marca.

Além disso, conseguir diferenciar seu produto no mercado será resultado de pequenas ações que, somadas, podem te levar ao resultado esperado para ser lembrado pelo consumidor antes de qualquer outra marca. Invista naquilo que está ao seu alcance.

Quando Cris Arcangeli lançou a Phytoervas com uma linha de xampus, o diferencial, à época, era o produto livre de sal, que hoje se tornou quase unanimidade entre todas as marcas. Esse foi, por algum tempo, o diferencial competitivo da empreendedora. Toda a trajetória dela você pode conferir no estudo de caso produzido pelo meuSucesso. A Antifrágil criou vários produtos sempre com foco em diferenciar, e inovar sempre foi a ordem! Com certeza, um documentário que tem muito a ensinar sobre produtos, marketing, inovação e vendas.

Estratégias para criar um diferencial

Lembre-se, não existe fórmula mágica, existem estratégias para serem colocadas em prática pelo empreendedor.

  1. Pesquise e analise constantemente seus concorrentes – monitore o que eles estão fazendo não para copiar, mas para estar sempre à frente em suas ações;
  2. Agregue valor ao seu produto – isso não tem a ver com preço!
  3. Entenda qual é a melhor estratégia de marketing para o seu negócio;
  4. Faça a análise SWOT para definir a sua estratégia de atuação;
  5. Seja veloz em inovar – lembre-se, inovar não é inventar e sim melhorar algo que já existe. Busque a melhoria constante daquilo que você entrega;
  6. Equipe bem treinada – a experiência e a personalização do atendimento fideliza clientes. Sua equipe tem que ter a habilidade de solucionar rapidamente os problemas. Problemas todo mundo tem, o que fica é de que forma ele foi resolvido!

Ainda tem dúvidas de como diferenciar seu produto na concorrência? Desenvolvemos um ebook exclusivo sobre este tema para você! Baixe gratuitamente agora mesmo, coloque em prática e saia na frente da concorrência!

Aline W de Paula