J.K. Rowling, Samuel Klein e Walt Disney têm mais em comum do que você imagina


Dizer que acreditar nos seus sonhos é essencial para conseguir o que deseja já virou lugar comum. É um jargão que se repete por aí, muitas vezes até sem se ter muita noção do que a expressão representa. Por isso há quem nem preste mais atenção nas palavras. Mas não há como negar a importância desse fator no sucesso de qualquer pessoa. Ter um propósito claro e acreditar que pode alcançá-lo é mesmo indispensável e costuma separar os vencedores dos que ficaram para trás.

Para inspirar você, separamos aqui histórias de 5 nomes de sucesso que chegaram longe justamente por terem um propósito bem definido e batalhado por ele:

Samuel Klein

Fundador das Casas Bahia, esse judeu passou por maus bocados antes de chegar ao Brasil e começar a erguer seu império. Foi mandado para campos de concentração nazistas na Polônia e foi separado da família. Conseguiu sobreviver e emigrou para o Brasil, onde começou a atuar como mascate. Naquela época, vislumbrou que poderia erguer um negócio promissor vendendo para quem tinha pouco dinheiro. Ele notou que as pessoas mais pobres que viviam em São Paulo, geralmente migrantes vindos do Nordeste (foi em homenagem a eles, inclusive, que ele escolheu o nome Casas Bahia) tinha um senso de honra muito grande e costumava pagar em dia suas contas. Assim, Samuel apostou na confiança e começou a vender materiais de cama, mesa e banho através de um sistema rudimentar de crediário. Samuel acreditou naquilo e dedicou todas as suas forças ao projeto. E deu certo. Hoje as Casas Bahia são uma das maiores redes varejistas do Brasil. Nesta matéria, contamos a trajetória do empreendedor Samuel Klein até o topo do sucesso.

Walt Disney

Quem vê o império mágico que Walt Disney criou nem imagina que ele um dia perdeu o emprego sob a alegação de que não tinha criatividade. Aquilo poderia ter sido motivo para ele parar de pensar em atividades criativas e ir trabalhar com outra coisa. Mas ele acreditou no sonho que carregava consigo e não desistiu. Desempregado, resolveu criar uma produtora com o irmão. Estava plantado o embrião da Walt Disney Studios. Timidamente, eles começaram a exibir no Kansas filmes que produziam. As pessoas foram tomando gosto e, no boca a boca, aquele sucesso foi crescendo. O resto da história você já conhece. E ela só foi possível por Walt acreditou.

J.K. Rowling

Autora da saga Harry Potter, Joanne Rowling teve seus primeiros originais rejeitados por várias editoras e teve que ocultar seu nome na assinatura (usando apenas as iniciais) para conseguir espaço num mercado dominado por homens. Depois de muitos anos ouvindo nãos é que conseguiu que alguém publicasse o primeiro livro sobre o bruxinho que lhe garantiu o estrelato. Foi uma trajetória árdua, que teria feito muita gente desistir. Mas ela seguir firme em frente. No artigo A magia do sucesso, escrito pelo jornalista Elias Awad, é contado como foi a trajetória empreendedora e de sucesso de J. K. Rowling, leia! 

Aprenda sobre propósito e missão

Na primeira aula do Curso Start, com Marcelo Pimenta abordamos sobre a iniciativa e propósito que faz alguém começar um negócio. O primeiro passo é entender sobre a iniciativa, o que faz alguém empreender. Analisar o propósito, a mentalidade e o comportamento empreendedor. Para fundamentar isso, durante a aula separamos trechos de nossos materiais e conteúdos, tanto das séries e Estudos de Caso quanto das aulas, que irão ajudá-lo a visualizar e compreender o que é aprendido. Não deixe também de assistir as recomendações do professor, que são obrigatórias para aproveitar todo o curso. Para esta aula, temos um teste online feito especialmente para avaliar seus aprendizados. Assista e aprenda!

E você: conhece alguma história inspiradora como essas? Compartilhe com a gente nos comentários.

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.