Se você é um desses que poderá tirar uns dias sem pensar em trabalho, aproveite para criar suas metas, para tirar do papel um sonho antigo ou planejar aquele empreendimento que você já pensa há tempos.


O feriado de Carnaval, no Brasil, é um recesso esperado por muitos, seja quem quer descansar, seja quem quer curtir a folia. Algumas cidades têm uma grande tradição e outras nem tanto, dessa forma, todo mundo encontra um jeito de aproveitar os dias de folga, já que em muitos lugares, o período pode ser praticamente de uma semana. Carnaval é assim, tem quem ame, tem quem deteste.

Para o comércio, tem os dois lados, o bom e o ruim e também depende muito de cada segmento, quem vende fantasias, adereços e bebidas, com certeza gosta muito dessa época do ano, já outras áreas sofrem por tantos dias de portas fechadas. Mas, em 2021, tudo será diferente porque não haverá Carnaval, nem desfiles, nem blocos, nem festas. Alguns lugares sequer terão o feriado e a maioria das capitais suspenderam o ponto facultativo. Vale lembrar que não é um feriado nacional, a data só é considerada feriado se estiver previsto em lei estadual ou municipal. E nesse momento, mais do que nunca, o recesso ficou por conta de cada município.

Já que aglomeração não é permitida e tampouco é recomendada, como aproveitar seu Carnaval de uma forma produtiva?

  1. Maratonar séries pode não ser necessariamente produtivo, mas para quem só pensa em descansar uns dias é uma boa opção;
  2. Aprender a meditar – que tal incluir uma prática nova no seu dia a dia pra ajudar nos dias de mais estresse?
  3. Focar em uma dificuldade para aprender sobre ela – sabe aquele fluxo de caixa que você não está dando conta de fazer porque não sabe? A internet proporciona tanto conteúdo que basta querer aprender, e logo aparecerá um curso pra você. Chega de procrastinar né?
  4. Resolver pendências – que tal fazer um check list das suas tarefas não feitas ou inacabadas e dar um ‘OK’ em tudo?
  5. Aproveitar o ar livre para respirar bons ares e oxigenar a mente para encarar o ano que tem pela frente;

Se vai viajar, tome os cuidados necessários, fique atento às regras locais, faça distanciamento e respeite a pandemia que ainda não acabou. Faça por você e pelos outros.

Sempre que há tempo de reflexão, há espaço para criar novos hábitos e experimentar coisas novas. Aproveite para sair daquele ciclo que acaba virando uma rotina engessada, sem espaço para o novo, sem espaço para o disruptivo.

Se você é um desses que poderá tirar uns dias sem pensar em trabalho, aproveite para criar suas metas, para tirar do papel ou colocar nele um sonho antigo, para planejar aquele empreendimento que você já pensa há tempos. Sabia que empreender seu ano começa no Carnaval?  Infelizmente ainda há no Brasil um pensamento de que o ano só começa depois do Carnaval, mas desperdiçar dois meses por causa disso não faz nenhum sentido, não acha? Seja você um empreendedor, um funcionário CLT ou um aspirante, colocar a cabeça no lugar e programar um 2021 diferente fará toda a diferença.

Se o que está faltando para você são insights, você está no lugar certo e nós podemos te ajudar. A plataforma do meuSucesso tem mais de 40 mestres, e não é mestre-sala, não, e sim, do empreendedorismo. Que tal se empolgar com os nossos especialistas? Vendas, gestão, liderança, finanças, planejamento estratégico, resiliência e gestão de crise são só alguns dos temas explorados e debatidos por empreendedores, professores e protagonistas. Para não perder o tom do enredo de 2021, vem com a gente aprender e se inspirar! Ainda não é assinante? Experimente grátis por 7 dias.

Aline W de Paula