Esse modelo é adotado por grandes empresas como Best Buy, Toyota, Wise Up


Afinal, qual o siginificado da palavara endomarketing e pra que ela serve? O prefixo grego “endo” significa movimento voltado para dentro. Assim, é fácil compreender o que seriam ações de endomarketing. Elas existem quando empresas decidem criar ações de engajamento dentro da própria empresa, que podem ocorrer por meio de campanhas motivacionais, palestras educativas, treinamentos e até eventos onde é possível entrar em contato com a diretoria da companhia.

Esse modelo é adotado por grandes empresas como Citibank, Google, Apple e Best Buy, mas não de maneira espaçada e pontual. As ações de endomarketing são orquestradas de maneira planejada e estão sempre alinhadas aos valores da empresa. É importante saber qual a importância do endomarketing para o seu negócio.

Confira abaixo quatro políticas de endomarketing bem sucedidas e que podem inspirar você:

1 – Toyota

A montadora japonesa é referência no quesito marketing interno. Após assinarem o contrato de trabalho, os funcionários são expostos a um treinamento de cinco meses para aprenderem a cultura Toyota. Durantes outros dois meses vão até as fábricas para conhecer a produção dos carros e entender as necessidades dos clientes. Além do treinamento, a Toyota costuma promover ações de criatividade, trabalho em equipe e palestras.

2 –  Portobello

A fabricante de cerâmicas criou um Programa de Desenvolvimento e Crescimento que estabelece os passos para crescimento na carreira. A empresa também distribui gibis com todo processo para evoluir no plano de carreira. Nas histórias, os funcionários interagem com os líderes da empresa. Há também cartilhas explicativas e  jogos de tabuleiro para disseminar a cultura da empresa entre os funcionários. Segundo Carolina Neotti, coordenadora da comunicação do programa, afirma que entre 2010 e 2014, com essas ações, a produtividade cresceu 31%.

3 – Best Buy

A Best Buy investiu, como um projeto de endomarketing, em um canal de comunicação interna para que os funcionários pudessem se comunicar entre si, como uma rede social interna. Essa ideia surgiu após a empresa perceber que 60% dos colaboradores que deixavam a companhia eram jovens. Com o espaço virtual da Blue Shirt, essa rotatividade caiu para 12%. Lá, os funcionários trocam informações, recebem feedbacks e resolvem pequenos problemas.

4 – Citibank

A campanha de endomarketing intitulada “Sou Mais Citi”, a empresa recebeu o prêmio global Citi Marketing Award 2009. Durante dez dias, os funcionários foram fotografados com uma mão sobre o peito e o material foi usado em materiais de comunicação interna. Criar a identificação surpreende equipes e o sucesso foi tão grande que a campanha foi implantada em mais quatro países: Colômbia, Honduras, Equador e Peru.

5- Wise Up

A escola de idiomas todo ano lança o programa Hunting Winners, que é uma espécie de game e atua em ritmo de competição na captação de alunos. A estratégia da empresa visa engajar os colaboradores em torno de um ideal, integrar as equipes e demonstrar a força de cada colaborador nos resultados e nas metas da Wise Up. A empresa já utiliza o Endomarketing há anos para ajudar na comunicação interna sempre priorizando integrando toda a empresa por meio de convenções, focando na divulgação de vídeos e transmissões online para dar um direcionamento para toda a rede, funcionários e franquias.

O meuSucesso.com lançou a série Inside Out, que contém quatro episódios que tratam desde a teoria até a prática de um programa de Endomarketing e tem como base o programa Hunting Winners.

Como o nome já diz, Inside Out analisa de dentro para fora uma das maiores escolas de inglês do país e mostra como é feito toda a estratégia de motivação dos funcionários, trabalho em equipe e métodos para atingir altos resultados. Sandro Serzedello e Thatiana Cappellano são os mentores da série e irão passar a visão prática e técnica que envolve o Endomarketing e os aspectos da comunicação para estimular toda uma equipe em torno de um ideal. Sandro é diretor de Comunicação e Marketing do Grupo T-BDH sendo responsável pela construção das marcas da holding, entre elas a Wise Up e o meuSucesso.com. Já Thatiana possui mais de 10 anos de experiência na área corporativa e é Coordenadora da Pós-Graduação em Comunicação Interna da FAAP.

E então: pronto para trabalhar o endomarketing da sua empresa?

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.