Os Citzen Data Scientists são os profissionais que serão os grandes nomes do mercado relacionado a ciência nos próximos anos.


A velocidade em que anda – ou melhor – voa a tecnologia de informação é impressionante. Se levarmos em conta que a capacidade dos computadores dobra a cada dois anos, quem quer acompanhar, precisar acelerar o passo, também. Em tempos de inteligência artificial avançando, a era digital engole quem está de bobeira. E com isso os citizen data scientists ganham espaço com o aumento da demanda.

O uso constante e crescente de tecnologia nas empresas gera novas soluções, automatiza tarefas, aumenta a produtividade faz com que surjam novos desafios. Ou seja, o grande volume de dados precisa ser tratado da melhor maneira. Por conta disso, a profissão do futuro, citizen data scientist, ou, o cientista de dados, chega para suprir essa demanda do mercado nessa era digital.

Mas, como tudo que é novo, é preciso buscar capacitação para essa atividade, que ainda não têm uma graduação específica. O cientista de dados precisa acompanhar o ritmo de transformação desse mercado, isso o fará se destacar. Mas, sem muitos cursos disponíveis, é preciso ir atrás, literalmente, da construção do próprio aprendizado.

Quem são os Citizen Data Scientists?

Esse profissional começou a chegar ao mercado lá pelos anos 2000, e apareceu para auxiliar empresas a otimizar o uso dos dados. Ou seja, quanto mais assertiva uma tomada de decisão, melhor o resultado da companhia.

Os citizen data scientists são os profissionais que serão os grandes nomes do mercado relacionado a ciência nos próximos anos. Em síntese, é o profissional de negócios que cria ou gera modelos que utilizam análises de diagnóstico avançadas ou capacidades preditivas e prescritivas.

De acordo com o Gartner – líder mundial em pesquisa e aconselhamento imparcial em tecnologia – 40% das tarefas da Ciência de Dados serão automatizadas até 2020, por isso a importância do profissional capacitado.

Com tanta automação chegando ao mercado, ressalta-se a importância tanto da inteligência artificial quanto do machine learning às empresas.

Com isso, estão surgindo companhias especializadas em plataformas que possam dar suporte a esse tipo de atividade. Isso é justamente onde estão as oportunidades para os profissionais que se especializarem em citizen data scientist.

O citizen data scientist precisa ser capaz de auxiliar os líderes na tomada de decisões estratégicas. Para tanto, precisa ser ativo e buscar soluções com criatividade e autonomia.

Para entender melhor essa nova tendência de atividade e de profissional de mercado, o aluno pode se aprofundar mais na série Trends, formulada pelo MeuSucesso.com. Fique por dentro desse mundo de TI – tecnologia da informação. Acesse agora mesmo!

Já segue o meuSucesso nas Redes Sociais?

Instagram: @meusucesso