O termo IA – Inteligência Artificial não é tão recente assim, surgiu em 1956, mas sua popularização é novidade, com o avanço da disponibilidade de dados e algoritmos avançados.


Com certeza você já deve ter ouvido falar em IA, ou Inteligência Artificial.  Mais do que isso, talvez, já tenha tido uma experiência com essa tecnologia, mesmo que nem tenha se dado conta. Já conversou em um chat em que as perguntas te levavam à resposta? Então, você já teve contato com a inteligência artificial aplicada de uma forma bem presente hoje em dia, os Chatbots. Mas, isso é muito pouco perto do a IA é capaz.

Inteligência Artificial

O termo não é tão recente assim, surgiu em 1956, mas sua popularização é novidade, com o avanço da disponiilidade de dados e algorítmos avançados.

Com a Inteligência Artificial, os computadores podem ser treinados para cumprir tarefas específicas ao processar grandes quantidades de dados e reconhecer padrões nesses dados.  IA evoluiu e vem evoluindo para fornecer muitos benefícios específicos para todas as indústrias.

Não precisa se preocupar e achar que as máquinas vão acabar com o mundo ocupando lugar de pessoas. A IA ‘aprende’ com os dados, essa é a única forma de incorporar conhecimento à ela, por isso, qualquer imprecisão nos dados refletirá nos resultados. Ou seja, esses sistemas são muito específicos, focam em uma única tarefa e estão longe de se comportarem como seres humanos.

Casos recentes de IA no mercado

A startup Ramphy, nascida em Blumenau – Santa Catarina, há três anos, foi premiada por criar um robô capaz de se conectar nos sistemas de gestão da empresa para analisar informações e métricas. Ou seja, ocorre uma promoção de mais produtividade aos CEO’s, pois ele – o robô – traz o conceito de push intelligence. Isso permite uma gestão preditiva, o que reduz os ciclos de acompanhamentos de indicadores dos gestores e promove um significativo ganho de tempo.

Outro caso que relaciona startups com inteligência artificial em busca de melhores previsões, é o da Nike, que em agosto de 2019 comprou a Celect, uma empresa que consegue prever o que o consumidor quer comprar, antes mesmo dele ir em busca do produto.  Mas como assim?

A startup, fundada por dois professores em Boston, nos Estados Unidos, trabalha com dados de big data. Trata-se de modelos de previsão, para tornar o entendimento do comportamento do consumidor mais apurado. Isso vai ajudar a Nike a ser mais precisa em atender especificidades de cada consumidor em alta escala e ser mais certeira em seus investimentos em comunicação e propaganda.

Para ter sucesso no mercado, inovar é regra padrão. O que essas duas startups – Ramphy e Celect – têm em comum? Ambas trabalham com Inteligência Artificial e tiveram um grande salto recentemente, pois é um tema de relevância global e está ganhando força a cada minuto.

Quer se aprofundar?

A IA é um campo de estudo amplo, que engloba muitas teorias, métodos e tecnologias e, por conta disso, há muito o que ser explorado. Quer entender mais sobre IA? A série Trends do meuSucesso.com, explica os conceitos que todo empreendedor deve saber sobre Inteligência Artificial, Big Data, internet das coisas, realidade virtual e outras tecnologias .

Já segue o meuSucesso nas Redes Sociais?

Instagram: @meusucesso