Data Science é a ciência que organiza dados a ponto de, por meio deles, gerar conhecimento e promover otimização de resultados dentro das empresas.


Com a revolução digital mais presente do que nunca no âmbito corporativo, muitos termos usados ainda são desconhecidos por muitas pessoas. Você sabe, por exemplo, o que significa data science?

Uma pista para começar a entender é que é sobre dados. Criação e armazenamento de dados – esses dados que são gerados aos montes a cada segundo e estão por aí, na internet, e alguém precisa entender o que esse monte de informação significa dentro de cada corporação.  

Portanto, ela é a ciência que organiza esses dados a ponto de, por meio deles, gerar conhecimento. Mas, como assim? Imagine que os dados puros são como insumos, em que a matéria prima irá se transformar em conhecimento. Para que esse processo aconteça, os dados precisam ser organizados, processados e analisados. E isso é a data science.

Nesse processo, existem algumas etapas: importação dos dados; organização deles; transformação; visualização; modelagem e comunicação.

Como usar data science no seu negócio?

Quem trabalha com marketing , certamente, já ouviu o termo data science. As tomadas de decisões dependem, cada vez mais, da coleta e análise dos dados. Além de ser muito atual, é de grande relevância para as estratégias de posicionamento de uma empresa. Trabalhar com data science é poder usar a habilidade de imergir nos dados e conseguir extrair informações com valor.

A partir do uso desses recursos, você pode descobrir padrões de comportamentos que permitem maior assertividade na segmentação do seu público alvo, por exemplo. Dessa forma, pode melhorar sua campanha de marketing e o seu relacionamento. Mas, não basta extrair os dados, é preciso também saber o que fazer com eles – é aqui que entra o data citizen scientist.

A data science é uma área de estudo multidisciplinar que envolve temas como matemática, estatística, computação e negócios. Em resumo, seu objetivo é resolver problemas por meio de insights que surgem justamente a partir da análise dos dados.

Data Science e o impacto no marketing 

De forma mais abrangente, é possível dizer que os cientistas de dados exploram dados, realizam previsões e acham estrutura em dados não estruturados. Especificamente no marketing, cada vez mais, a data science está presente. Um dos usos mais comuns dessa ciência nesse segmento é no que diz respeito a público alvo e toda sua experiência de consumo. Portanto, quanto mais se conhece dos hábitos do cliente, mais assertiva vai ser sua ação estratégica.

Mais do que isso, a análise de tendências de mercado e novos nichos de atuação, também está nesse pacote que combina marketing e data science.

Em marketing, um profissional de data science vai atuar nessas atividades:

  • Medição: entender a relevância dos resultados das campanhas publicitárias;
  • Otimização: enxergar e pontuar o que deve ser repensado;
  • Experimentação: desenvolver testes em busca de mais resultado;
  • Segmentação: Identificar grupos e subgrupos de clientes e prospectos;
  • Modelagem: criar exemplos preditivos para otimizar as taxas de resposta.

No meuSucesso.com você encontra séries exclusivas com conteúdo cinematográfico abordando a utilização de dados para tomada de decisão e base para planejamento estratégico, quer se aprofundar mais nesses temas, aqui segue um plano de estudo desenvolvido especialmente para nossos alunos.

Já segue o meuSucesso nas Redes Sociais?

Instagram: @meusucesso