Sempre que há uma agitação em torno de ótimas barganhas nestas datas, o consumidor eleva sua expectativa e, por isso, é responsabilidade do varejista apostar em surpreender seu cliente.


Na semana do dia 15 de março, aproveite para aumentar suas vendas. Valorize o seu cliente!

O consumidor tem um papel tão importante na economia global que ganhou até um dia para chamar de seu: 15 de março. Instaurado pelo ex-presidente norte americano, John Kennedy, em 1962. O dia do consumidor vêm ganhando muita popularidade e há quem já aposte na data como uma Black Friday do primeiro trimestre.

O poder do consumidor

Observar o comportamento do consumidor é a chave para ser assertivo nas suas estratégias para atrair o cliente para o seu negócio, seja ele online ou físico, de produto ou serviço. As tendências de varejo vêm mudando e quem está neste ramo, tem obrigação de estar antenado com as alterações que acontecem a cada ciclo. A experiência de consumo deve estar relacionada ao poder da empresa centralizar suas estratégias no consumidor e assim gerar o seu engajamento com a marca e produtos e serviços.

A camada da população nascida a partir de 1980 até os anos 2000 traz enormes desafios para os varejistas no mundo inteiro sobre como atender, engajar e encantar esse público. A Geração Y, conhecida também como Millennial, irá representar 75% da força de trabalho em 2025 em todo o mundo.

Para engajar seus clientes e equipes na sua marca é necessário um propósito claro e cultura corporativa efetiva que gere esse maior alinhamento de princípios e, obviamente, resultados interessantes e sustentáveis.

Como funciona a semana do consumidor

Mais do que apenas um dia, assim como também já acontece com a Black Friday, toda a semana do dia 15 de março se estende nas promoções de ações da chamada Semana do Consumidor. Os dados vêm apontando um crescimento exponencial nos números que se referem à faturamento. Cada vez mais os consumidores conhecem e já esperam pela movimentação. Em uma pesquisa do Google, os principais sites do Brasil recebem 13 milhões de visitas a mais durante a Semana do Consumidor em 2018.

Dicas para atrair um novo consumidor

Sempre que há uma agitação em torno de ótimas barganhas nestas datas, o consumidor eleva sua expectativa e, por isso, é responsabilidade do varejista apostar em surpreender seu cliente. É a chance de fidelizar ainda mais quem já conhece sua loja ou marca e, principalmente, atrair novos consumidores para aumentar de vez sua carteira. Aposte em:

  1. Promoções reais e atrativas
  2. Dê suporte necessário e ágil durante a semana  comemorativa e após
  3. Tenha estoque do que divulgar
  4. Ofereça frete grátis
  5. Inove nas promoções, ofereça brindes e descontos para a próxima compra.

Dicas de vendas

Com o comportamento do novo consumidor, é importante estar atento às necessidades dele. Os millennials, por exemplo, colocam mais ênfase na felicidade e experiência do que na posse das coisas. Então, para vender mais na semana do consumidor:

  1. Valorize a experiência do cliente
  2. Estabeleça uma relação de confiança com o consumidor
  3. Demonstre respeito e organização
  4. Seja flexível
  5. Ofereça produtos que estão em alta

Para saber tudo sobre vendas e como valorizar a experiência com seu cliente, acesse o meuSucesso e aprenda com as aulas com especialistasa, além dos estudos de caso! Experimente grátis por 7 dias!

Já segue o meuSucesso nas Redes Sociais?

Instagram: @meusucesso