Assunto foi tema da First Class desta semana no meuSucesso.com, ministrada por Marcos Bedendo


O poder do insight para um negócio às vezes é menosprezado. Mas um empreendedor atento sabe que aquele estalo pode transformar profundamente qualquer empreendimento e gerar grandes revoluções. Por isso, saber aproveitar pequenas ideias que surgem no dia a dia é fundamental para toda empresa que tem visão de futuro e planos concretos de crescimento. 

Esse assunto foi tema da First Class desta semana no meuSucesso.com, ministrada por Marcos Bedendo, professor de pós-graduação em Marketing, Branding e Inovação. Com o tema "Como encontrar insights olhando para o mercado?", ele apresentou conceitos e exemplos bastante úteis para que você, empreendedor, aproveite ao máximo o poder dos insights.

Antes de tudo, ao falarmos sobre esse assunto, é preciso falarmos um pouco sobre inovação. Afinal, o resultado de um insight bem sucedido deve ser uma transformação inovadora que promova o crescimento da organização.

Sobre esse aspecto, Bedendo cita Peter Drucker, conhecido como Pai da Administração Moderna e também um dos principais pensadores sobre inovação da história. Para Drucker, o "empreendedorismo é a prática da inovação sistemática". Trazendo essa máxima para o contexto da First Class, podemos compreender que saber aproveitar bem os insights que surgem no dia a dia é, no fim das contas, empreender, inovar de maneira sistemática.

Como destaca Bedendo, todo empreendimento surge de uma ideia. A propósito, os bem sucedidos partem de insights poderosos e que embora sejam muito simples na maioria das vezes, apontam soluções que geram impactos enormes.

Como exemplo disso Bedendo cita as caixas Tetra Pak, que hoje já contem com várias melhorias e processos tecnológicos que a tornaram ainda mais eficientes, surgiram de maneira objetiva com um fim: permitir que as pessoas pudessem estocar produtos perecíveis por mais tempo. Isso revolucionou a indústria de alimentos.

Inovação não é apenas para iluminados

Por estar sempre associada a grandes gênios, a inovação é vista, muitas vezes, como algo distante e restrito a alguns poucos iluminados. Para aproveitar os insights do dia a dia com eficiência, no entanto, Bedendo destaca que desconstruir essa percepção é o primeiro passo.

"É claro que a inovação também passa por isso. Essas são as inovações que ficam famosas no mundo todo, são debatidas e discutidas. Mas é importante a gente debater também as inovações cotidianas. São essas que geram negócios de muito sucesso", afirma Bedendo.

Para reforçar o que diz, o professor cita uma fala de David Pinto, fundador da Doutor Resolve e que é o case que está sendo estudado atualmente do meuSucesso.com. "Muitas pessoas querem inventar a roda. E eu sempre falo que você consegue boas oportunidades com coisas do seu cotidiano. Eu não inventei a roda. Eu não inventei o segmento de reparos, reformas. Já existia mercado", afirma o empresário.

Para ver a aula completa, acesse: https://meusucesso.com/conhecimento/cursar/first-class-15/?aula=114

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.