Uma pergunta precisa ser o primeiro passo para resolver o problema: De quem é a culpa?


Não é raro encontrar profissionais desmotivados. Um levantamento divulgado há cerca de dois anos pela consultoria Towers Watson, no Estudo Global sobre Força de Trabalho, apenas 28% dos brasileiros entrevistados disseram se sentir motivados em suas funções. É um número alarmante e revela uma fragilidade que pode comprometer e muito os resultados de qualquer organização. Mas esse ainda é um tema deixado em segundo plano ou mal compreendido por boa parte dos gestores.

Uma pergunta precisa ser o primeiro passo para resolver o problema: De quem é a culpa pela desmotivação? Do profissional? Da empresa? Às vezes, profissionais desmotivados são consequências da própria organização, seja por políticas equivocadas de gestão de pessoas ou a falta de uma liderança adequada. 

As razões para a perda da motivação podem ser das mais variadas. Pode pesar a falta de feedback entre profissional e empresa, não conseguir implementar alguma ideia ou projeto, problemas de relacionamento, pressão exagerada por resultados, responsabilidades muito abaixo (ou acima) de seu potencial, ausência de planos de carreira e outros.

Nem sempre, porém, o problema está nas empresas. Às vezes, uma decisão errada do profissional na escolha da carreira pode torná-lo desmotivado com o trabalho que exerce. Em casos assim, nem todos os benefícios, bônus ou aumento de salário vão torná-lo plenamente satisfeito. 

Ações motivacionais são mais importantes do que os empresários podem imaginar. Um colaborador desmotivado rende mal. Vários nessa situação podem gerar resultados desastrosos e comprometer não só o faturamento, mas também o desempenho geral da empresa. 

Nesse sentido, o líder tem papel fundamental. Ele tem que identificar os motivos da desmotivação e buscar soluções, conversando de maneira franca com os colaboradores, de maneira individualizada, obviamente, para evitar expor entre todos os problemas de cada um.

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com.

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.