Empreendedorismo

INSIGHT: veja o que é preciso para franquear seu negócio

19/06/2015 • por meuSucesso .com

A dúvida de muitos empreendedores é qual a melhor forma de dar escabilidade ao meu negócio. Será que a franquia serve para você?

Durante este mês de junho acompanhamos a ascensão da Chilli Beans e a consolidação da marca pelo mundo. O que fica evidente no programa Insight, que conta a trajetória (desde a origem até os desafios) de grandes empreendedores, é a maneira como é preciso superar a si mesmo e a vencer as dificuldades pelo caminho.

Não perca nesta semana o 5º episódio do Estudo de Caso de Caito Maia, fundador da Chilli Beans, que hoje fatura mais de R$ 500 milhões por ano, estando presente em mais de oito países, entre 600 pontos de vendas (desde quiosques até lojas).

Uma das grandes virtudes da Chilli Beans foi o sistema de expansão e a implementação do método de franquias para dar escabilidade ao negócio, ou seja, crescer em um nível que atenda as demandas e impacte um maior nível de pessoas.

A partir do ano 2000, a Chilli Beans passou a franquear o negócio e hoje atua em países como Estados Unidos, Portugal, Colômbia, México, Peru, Kuwait, Israel, entre outros. 

Abaixo, separamos as principais características que são precisamos ter para franquear um negócio e também os fatores essenciais para que um grande negócio te escolha como franqueado:

Para franquear o meu negócio, eu preciso:

Planejar desde o princípio, trabalhar a visão de futuro e definir uma estratégia são essenciais. Muitos negócios têm perfis promissores para se tornarem cases de sucesso na área de franquia. É comum vermos restaurantes e grandes marcas de estilo e moda (como é o caso da Chilli Beans) apostando em franquias. É preciso analisar com cuidado antes de implementar. Muitas vezes pode ser “um tiro no pé” escolher um franqueado e a parceria pode não dar certo porque o ponto escolhido não foi o melhor ou não houve comprometimento e planejamento por parte do franqueado.

Há formas de dar escabilidade ao seu negócio e a franquia é mais um, portanto identifique seu potencial de mercado, estude os mais variados modelos de negócios (formatos e canais de vendas, como lojas físicas, e-commerce, vendas diretas etc). Reflita e considere a possibilidade de interiorização (hoje existem pelo menos 3 mil municípios brasileiros completamente esquecidos pelas grandes marcas).

Para ser um franqueado, eu preciso:

Na seleção de novos franqueados, as grandes marcas levam em consideração diversos fatores que são capazes de indicar se o empresário possui competência para trabalhar com a marca. A experiência profissional é avaliada e, portanto, é necessário ter experiência com a área de atuação em que a empresa atua. No caso da Chilli Beans é levado em conta o conhecimento de varejo e liderança de equipes de seu candidato a franqueado.

Vale lembrar que as características pessoais da pessoa são de grande importância, que deve mostrar comprometimento e disposição para liderar a franquia. Possuir um espírito empreendedor e evidências de um bom planejamento, como vontade de expandir o negócio é essencial. Além disso, as franquias sempre pesquisam e averiguam a capacidade e disponibilidade financeira de investimento do franqueado, pois é necessário pagar a instalação da loja, aquisição dos produtos, como também a taxa cobrada mensalmente.

Confira na íntegra o episódio 4, que fala sobre a expansão da Chilli Beans: https://meusucesso.com/conhecimento/cursar/caito-maia-24/?aula=133

Comentários