As dificuldades e desafios do dia a dia existem para todos, a grande diferença está na forma como cada pessoa consegue lidar com os problemas que surgem.


Como dominar as emoções pode ser decisivo no sucesso da sua trajetória. Enfrentar os medos e desafios depende de você.

Todas as emoções influenciam nas suas decisões, nos relacionamentos e no trabalho. De maneira simplificada, inteligência emocional é a habilidade de reconhecer suas próprias emoções e as dos outros e classificá-las de forma correta para tomar as melhores decisões. Reagir e agir, exclusivamente, de maneira espontânea baseada apenas no que você está sentindo no momento, além de mostrar imaturidade é muito perigoso. 

A inteligência emocional tem peso considerável na busca pelo equilíbrio pessoal e profissional que todos desejam. Mas como chegar lá? Para ajudar nessa busca, há uma lista com cinco hábitos que pessoas de sucesso praticam para controlar melhor as emoções e alcançar mais tranquilidade e serenidade na tomada de decisões.

  1. Seguem ações em vez de palavras
  2. Têm controle sobre si
  3. Focam em seus objetivos
  4. Livram-se de impurezas emocionais
  5. Mantêm conexões positivas

As dificuldades e desafios do dia a dia existem para todos, a grande diferença está na forma como cada pessoa consegue lidar com os problemas que surgem. As mensagens que a mente manda para o corpo são infinitamente mais rápidas que as respostas. O que isso quer dizer? Sua mente não foi feita para ter o controle absoluto das emoções.

Como desenvolver inteligência emocional

A inteligência emocional não está relacionada ao QI, portanto, é possível desenvolver e ao longo do tempo, ir aumentando a sua inteligência emocional. Requer dedicação e, principalmente, querer construir uma evolução pessoal.  Prestar atenção no seu corpo e comportamento vai te ajudar a mapear suas maiores dificuldades no que tange a gestão das suas emoções. Veja algumas dicas para desenvolver essa soft skill:

1. Reduza as emoções negativas:

Tente evitar concluir logo de forma negativa, lembre-se que há muitas saídas para as situações;

2. Encare o estresse e a ansiedade:

Não espere uma vida sem esses sentimentos, não existe. O que precisa aprender é lidar com os momentos tensos. Quando estiver sob pressão o mais sensato é manter a calma por mais clichê que isso pareça;

3. Busque responder ao invés de reagir:

O ímpeto é sempre de reação, que é um gatilho emocional. É importante segurar a vontade de reagir e pensar com clareza;

4. Ser empático:

Se colocar no lugar do outro é um excelente exercício de inteligência emocional;

5. Entenda seus limites:

Saber até onde pode ir em determinadas situações evita um desgaste desnecessário. Você tem o direito de discordar e de dizer não e isso não é mal nenhum.

Por que desenvolver inteligência emocional?

Entender e saber dominar suas emoções vai te ajudar em todos os aspectos da sua vida. Buscar uma vida com mais equilíbrio vai trazer inúmeras vantagens. É possível que você possa reduzir sua ansiedade, evitar discussões, melhorar seus relacionamentos interpessoais, ter mais clareza para tomar decisões, aumentar sua autoestima e autoconfiança e melhorar seu desempenho com metas.

Inteligência emocional e empreendedorismo

No empreendedorismo, o medo pode ser um fator impeditivo para muitos. O medo nada mais é do que uma emoção de bloqueio. Quem tem medo não consegue sair do lugar. No empreendedorismo, sentir aquele frio na barriga é mais do que normal, para lidar com isso, gerir as emoções é essencial. Na trajetória empreendedora a força mental vai ser testada todos os dias. Por isso, o sucesso do seu negócio está totalmente relacionado com a sua capacidade de desenvolver e aplicar a inteligência emocional.

Com um mapeamento das próprias competências e limitações é possível lidar melhor com as próprias emoções, gerenciar as reações negativas e buscar formas de delinear a própria história.

Equilíbrio emocional foi um ponto muito trabalhado no estudo de caso de Cris Arcangeli. Estude com o meuSucesso, experimente por 7 dias!