Mapeie os meses do ano e sinalize quais datas são interessantes para trabalhar. Isso tudo tem que ter relação com seu público alvo.


Como aproveitar a oportunidade de aumentar seu faturamento ao longo de todo o ano, sem perder nenhuma data de vista.

O comércio têm várias datas comemorativas para turbinar as vendas ao longo do ano. Explorar o calendário promove uma ótima oportunidade para divulgar sua marca e atrair mais clientes. Antes de mais nada, para vender mais, é preciso estar atento a alguns princípios como criatividade e inovação, otimização, testes e experimentação e investimento de tempo e esforço. Tudo isso vai fazer você vender mais.

As datas que mais movimentarão o comércio brasileiro em 2020:

  1. 25 de fevereiro – Carnaval
  2. 08 de março – Dia Internacional da Mulher
  3. 15 de março – Dia do Consumidor
  4. 12 de abril – Páscoa
  5. 10 de maio – Dia das Mãe
  6. 30 de julho – Dia do Amigo
  7. 09 de agosto – Dia dos Pais
  8. 15 de setembro – Dia do Cliente
  9. 12 de outubro – Dia das Crianças
  10. 31 de outubro – Halloween
  11. 27 de novembro – Black Friday
  12. 30 de novembro – Cyber Monday
  13. 25 de dezembro – Natal

Planejamento de vendas baseado no calendário

É essencial que o empreendedor entenda que, para ter sucesso nas vendas, é preciso contar com estratégias bem planejadas, alinhadas com o que a empresa pode oferecer e também com as expectativas dos consumidores. Para isso, o primeiro passo é ter organização. Para planejar ações nas datas comemorativas, de oportunidade, é necessário criar um calendário sazonal, com as datas que mais fazem sentido para sua empresa.

Mapeie os meses do ano e sinalize quais datas são interessantes para trabalhar. Isso tudo tem que ter relação com seu público alvo. Explore, além das tradicionais, procure as datas mais alternativas, por isso a importância de trabalhar o planejamento de forma antecipada.

  1. Defina as promoções depois de calcular o custo e os descontos
  2. Planeje o estoque
  3. Prepare a loja de forma temática conforme a ocasião
  4. Treine a equipe
  5. Compartilhe todas as informações com a equipe
  6. Não esqueça do pós-venda
  7. Crie estratégias de fidelização
  8. Promova exclusividade de promoções, de acesso, etc
  9. Envolva seus clientes
  10. Crie metas

Analisando a concorrência

Em pleno 2020, dificilmente alguém compra algo sem antes pesquisar o mínimo. Por isso, analisar sua concorrência é fundamental para que possa oferecer um produto ao seu cliente de acordo com o que ele está buscando, agregando valor, com foco na experiência dele. 

Mais do que simplesmente comprar, o consumidor vai em busca de mais. Portanto, originalidade, criatividade, inovação são palavras de ordem quando se fala em vendas. Saber o que a concorrência está oferecendo abre o caminho para que o empreendedor busque alternativas para superar quem compete no mesmo segmento. Mais do que isso, analisar e estudar o mercado faz com que não perca as tendências de vista.

Para saber mais sobre vendas, assista ao estudo de caso de João Appolinário, da Polishop. Com sua trajetória empreendedora, o aluno meuSucesso aprende sobre vendas, marketing, o futuro do varejo e muito mais.

Já segue o MeuSucesso nas Redes Sociais?

Instagram: @meusucesso