A diferença entre eles está apenas na expectativa do que se espera pelo investimento.


Empreendedores e investidores têm muito em comum. Suas características se cruzam em vários momentos de suas carreiras e, por isso, muitos empreendedores são investidores e vice-versa. Uma coisa pode levar à outra. A diferença básica entre um empreendedor e um investidor é em que lugar cada um atua e quais são suas funções. Normalmente, o empreendedor está diariamente no espaço físico da empresa, tomando decisões e desenvolvendo ações estratégicas. Já o investidor, geralmente, não se envolve muito sobre a estrutura do dia a dia do negócio, ele financia os projetos e saca seus lucros. Mas nem todos os casos são assim.

Investidor X Empreendedor

Via de regra, empreendedor é aquele que empreende, seja abrindo um negócio, tirando uma ideia do papel, tendo atitudes empreendedoras no ambiente de trabalho ou em casa, aquele que começa pequeno, persiste e se torna um grande homem de negócios ou aquele que se mantém pequeno, na informalidade, ou ainda, aquele que sonha grande e planeja tudo até alcançar suas metas. Todos são empreendedores.

O investidor busca maneiras de fazer o seu dinheiro crescer por meio de investimentos e para isso existem várias formas, tudo vai depender do perfil investidor de cada um. Atualmente, além das maneiras mais comuns de investimento, os investidores podem aportar quantias nas startups para impulsionar o crescimento de uma boa ideia que precisa dinheiro. Existem plataformas com startups cadastradas esperando por investimento.

Ou seja, o empreendedor, fundador ou quem deu sequência ao trabalho do fundador, também é um investidor. A diferença entre eles está apenas na expectativa do que se espera pelo investimento. Portanto,  tudo se resume na equação que trabalha com as variáveis Retorno x Risco + Tempo.

Investidor anjo

Este tipo de investimento, de pessoas físicas em startups, é conhecido como investimento anjo. Nesse caso, empreendedores que já estão tendo lucro e giro, também podem se tornar investidores anjo e promoverem empresas novas e ainda pequenas que estão em busca de crescimento.

Ou seja, se você é empreendedor, também pode aproveitar a oportunidade para ser um investidor. Existem muitas startups despontando, gerando caixa e aparecendo com seus serviços e produtos inovadores, com negócios que estão mudando definitivamente o mindset das pessoas e do mercado. 

Camila Farani 

O programa Shark Tank Brasil, que vêm de um formato americano, seleciona empresas em fase inicial que estão buscando aportes de empresários para alavancarem seus negócios. Os investidores anjo do programa televisivo investem seu dinheiro nas ideias que mais têm a ver com seu know-how ou, ainda, nas que mais prometem lucro.

Mas para chegar neste nível de investimento, é preciso ter conhecimento tanto como empreendedor quanto como investidor. Para ter clareza do negócio como um todo e entender o funcionamento dele são fatores fundamentais para quem não quer dar um tiro na água. Camila Farani, investidora anjo, brasileira e premiada, é integrante do Shark Tank e hoje é sócia de mais de 30 empresas.

O estudo de caso dela, que recém teve sua estreia no meuSucesso.com, traz toda sua trajetória. Camila, que começou como empreendedora no negócio da família se tornou a maior investidora anjo do Brasil. Para tanto, é preciso uma inteligência direcionada,  essencial para o desenvolvimento tanto para o investidor quanto para o empreendedor. Nesse estudo de caso será possível perceber essa convergência de interesses por meio da história dela, que exerceu os dois papéis ao longo da sua vida.

Conteúdo sobre investimentos

A expectativa é que após os episódios e aulas, empreendedor e investidor possam melhorar sua interação no mercado,  pois o empreendedor poderá se orientar de maneira mais efetiva sobre sua comunicação e parâmetros para se preparar para esta relação. Da mesma forma, o investidor poderá ter mais clareza sobre o que deseja e incrementar seu poder crítico e reflexivo diante de uma proposta.

Além disso, para facilitar o entendimento das duas perspectivas, os episódios e aulas realizarão a desconstrução dessa mentalidade presente na personagem, Camila Farani. O aluno terá condições de refletir sobre sua própria inteligência investidora, ao entender que na prática não existe um modelo único, mas sim uma construção individualizada. E então, ele poderá desenvolver seus próprios critérios e ponderações com base em seu contexto pessoal e profissional.

Ao longo do estudo de casa, Camila compartilha a complexidade do ecossistema do investidor, apresentando o que é ser uma investidora anjo empreendedora, suas motivações, como é entrar em um negócio que tradicionalmente tem mais probabilidades de dar errado e como isso varia em cada tipo de investidor. Quer saber tudo sobre empreendedor e investidor anjo? Não deixe de estudar com ‘De frente para o risco’. Ainda não é assinante? Experimente grátis por 7 dias.