Empreendedorismo

O grande desafio de empreender é conseguir cumprir com os compromissos

24/03/2015 • por meuSucesso .com

É preciso ser disciplinado para honrar com as tarefas e deveres do dia-a-dia

Um dos grandes desafios de todo empresário é, sem dúvidas, ter tempo para empreender, planejar, executar e inovar o seu negócio. Porém, além disso, é preciso separar uma parte da agenda para compromissos pessoais, como também para a família. Organizar as tarefas do dia-a-dia é essencial para o empreendedor e, em diversos momentos, ele vai se ver obrigado a fazer escolhas, decisões e terá que priorizar o que mais convêm no momento.

Durante o episódio 4 do Insight de Sofia Esteves, fundadora da Cia de Talentos, o tema principal gira em torno de sua rotina e o quanto isso pode ser desafiante para a empresária, que precisa ter tempo para os filhos, trabalho e atividades extras.

A executiva ainda é atuante em diversos grupos de liderança feminina, como: Mulheres do Brasil, Movimento Capitalista Consciente, entre outros. Além disso, é mentora e conselheira da Endeavor, ONG de apoio ao empreendedorismo de alto impacto.

Algo que fica claro é o quanto Sofia desafia o tempo e faz mais com menos. A equipe do meuSucesso.com separou diversos exemplos que demonstram essa característica da empreendedora:

Conciliando família e trabalho

“Quando chega o final do dia, preciso ir para casa e ficar com meus filhos. Sempre tento conciliar meus compromissos com o que acho essencial para mim, como minha família. Se eu tenho uma reunião e meu filho está doente, opto por desmarcar o compromisso e ficar com ele”, comenta. Para Sofia, a ordem das prioridades é grande, contudo, em alguns momentos temos que impor limites para nós mesmos e fazer aquilo que é possível para não nos desgastarmos. Ter equilíbrio entre os compromissos pessoais e os de trabalho é importante para se ter uma vida saudável. O apoio dos parentes e amigos ajuda a trazer confiança e cumplicidade para essas relações. O empreendedor deve conectar a família com a sua causa.

Tenha tempo para você

Atualmente, deixamos de lado a nossa vaidade e amor próprio para priorizar o trabalho ou a família, porém atitudes assim levam ao desgaste emocional. Uma característica importante de Sofia é que ela sempre reserva alguns dias da semana para fazer o que gosta, como por exemplo, ir ao cabeleireiro e fazer ginástica.

Comentários