Não existe melhor ou pior investimento, existe aquele que é mais adequado à você, por isso, a importância de entender o que mais se encaixa no seu perfil.


Um investidor é uma pessoa que aplica o capital com a expectativa de um benefício futuro. Ou seja, que busca um rendimento maior sobre o seu dinheiro do que um depósito bancário pode oferecer.

O que é o perfil investidor?

Trata-se de uma espécie de análise que cada um pode fazer para entender, justamente, qual é o perfil em que mais se encaixa. Ou seja, fazendo um estudo específico, é possível identificar as preferências e expectativas em relação aos investimentos. Essa análise pode ser feita pela internet mesmo, em alguns minutos.

Conforme as respostas de quem responde ao teste, é possível mapear os pilares mais importantes em cada caso. Esses pilares são: segurança liquidez e rentabilidade. Identificado o perfil investidor, ele será como um guia na sua trajetória neste ramo.

Os três perfis mais comuns: conservador, moderado e arrojado

Conservador:

Basicamente é aquele investidor que prefere não correr riscos. É uma pessoa que não está disposto a perder nada.  É como se fosse escolher uma estrada tranquila, mesmo que mais longa.

Moderado:

É o perfil investidor que varia, aplicando uma parte dos recursos com menos liquidez, a médio e longo prazo e, ao mesmo tempo, investe de forma conservadora, buscando liquidez para um resgate rápido.

Arrojado:

Este perfil investidor aceita e entende os riscos de variação do investimento. Ele acredita que a longo prazo todas as movimentações trarão resultados positivos ou, pelo menos, de reequilíbrio.

Por que é importante saber qual é o seu perfil antes de investir?

O mundo dos investimentos atrai muitas pessoas pela ilusão de dinheiro rápido. Mas, o que muitos ignoram é que, antes de entrar nesse mundo – que é sim rentável – é preciso estudar para entender como tudo isso funciona. Além disso, o autoconhecimento é fundamental para que cada um possa encontrar o seu perfil investidor e iniciar seus investimentos da forma mais assertiva possível. É um mundo que não existe somente um caminho.

Não existe melhor ou pior investimento, existe aquele que é mais adequado à você, por isso, a importância de entender o que mais se encaixa no seu perfil. Lembre-se, investimentos não são apostas. Você pode e deve arriscar, mas de forma inteligente, aproveitando oportunidades claras. 

Mais do que isso, antes de querer se aventurar no mundo dos investimentos, primeiro é preciso que você faça um bom planejamento financeiro pessoal. Enquanto você não tiver metas de investimentos de acordo com objetivos, dificilmente conseguirá realizar seus sonhos.

Tipos de investimento

O mercado oferece muitos tipos de investimentos, dos mais variados, de todos os tipos. Por isso a importância de saber que rumo quer seguir. Confira algumas opções:

  1. Renda variável – Essa modalidade de investimento não oferece uma rentabilidade garantida, mas normalmente dá bons retornos a longo prazo. É um investimento considerado de risco.
  2. Ações – Quem vai investir em ações entende que o risco é  médio neste tipo de operação. Além disso, é um investimento para longo prazo.
  3. Fundos de investimentos em ações – Este é um tipo de investimento de risco médio e de longo prazo. Os fundos ficam sujeitos às variações dos mercados de ações, eventualmente dos mercados de câmbio, juros e derivativos que, por sua vez, são impactados pelas condições políticas e econômicas nacionais e internacionais.
  4. Renda fixa – Como o nome já diz, este tipo de operação geram uma renda fixa e podem acontecer de duas formas, prefixada ou pós fixada. Os títulos de renda fixa podem ser tanto públicos quanto privados, alguns exemplos: CBD, Tesouro Direto, LCI/LCA.
  5. Tesouro Direto – Quem investe no Tesouro Direto tem o perfil conservador, já que é de baixo risco. É um título público, com operação de renda fixa. Esses investimentos são garantidos pelo Governo Federal e possuem o menor risco entre os demais produtos de renda fixa.

Investidor Anjo

Além dos tipos de investimentos citados acima, também existem os Investidores Anjos, que são pessoas ou grupos que costumam investir como pessoa física em startups que estejam em fase inicial de operação. Geralmente, o anjo tem experiência profissional e possui conhecimento sobre determinado mercado, por isso busca, geralmente, apoiar empresas em segmentos que conhece. Você também pode ser um investidor anjo e aplicar o seu dinheiro impulsionando uma empresa que tem tudo para dar certo, só precisa injeção de capital.

Camila Farani é investidora anjo, atualmente integrante do programa de televisão Shark Tank Brasil que faz justamente isso, investe em ideias e empresas que estejam buscando dinheiro para alavancar o negócio. Mais do que isso, Camila é considerada a maior investidora anjo do país pela revista Forbes, com participação em ao menos 30 startups, com investimentos diretos e indiretos.

A história desta mulher empreendedora e investidora estreou no meuSucesso.com e traz muito conteúdo sobre investimentos. O aluno vai poder se aprofundar em:

  1. Análise de investimento;
  2. Construção de estratégia de investimento;
  3. Impactos da responsabilidade do investidor nos negócios;
  4. Autoconhecimento como ferramenta de análise de perfil;
  5. O poder da inteligência do investidor em uma relação de negócios;
  6. Desafios e diferenciais da análise de investimento;
  7. Estratégia de investimento: aprenda a construir a sua equação;
  8. Maturidade: como a responsabilidade do investidor potencializa os negócios;
  9. Conhecimento técnico: do empreendedor ao investidor;
  10. Visão investidora: como transformar os riscos em aliados;
  11. Erros fatais de um investidor;
  12. Decodificando a investidora: a prática por trás da tese;
  13. A inteligência da investidora: o momento de alçar novos voos.

Estude com profundidade sobre investimentos com o estudo de caso da Camila Farani e não fique de fora. Acesse agora mesmo. Ainda não é assinante? Experimente grátis por 7 dias.

Já segue o meuSucesso nas Redes Sociais?

Instagram: @meusucesso