Novo estudo de caso traz Renata Moraes Vichi, da Kopenhagen, com o foco em planejamento estratégico.


O meuSucesso lançou o novo estudo de caso com foco em planejamento estratégico, tendo como personagem central a empreendedora Renata Moraes Vichi, atual vice-presidente do Grupo CRM, que engloba as marcas Kopenhagen, Brasil Cacau e Lindt do Brasil. O case, conta a trajetória da empreendedora desde quando assumiu a diretoria de marketing da empresa estimulada por seu pai, Celso Ricardo Moraes, após a compra da Kopenhagem – marca brasileira de chocolates premium – em 1996.

O estudo feito em formato de documentário cinematográfico apresenta uma série com seis episódios contextualizando, toda a trajetória da Renata como empresária estrategista. Desse modo, o aluno do MeuSucesso, empreendedor, que está em busca de insigths para aplicar de forma prática na sua própria gestão de negócio, vai encontrar muito sobre planejamento estratégico, que é o grande diferencial da vice-presidente do Grupo CRM, entendendo de que forma ela aplica a estratégia no dia a dia dos negócios.

Aliar estratégia e gestão se torna o grande desafio para as empresas na busca de criação de valor e de resultados significativos, proporcionando uma atmosfera empresarial vencedora, onde os problemas são encarados como desafios dentro de uma linha definida e as possibilidades do amanhã, que são construídas ainda hoje.

Portanto, o planejamento estratégico é uma poderosa ferramenta para uma empresa entender aonde quer chegar e colocar no papel o futuro do business. Ele ajuda as lideranças a escolherem os melhores caminhos em termos de risco, retorno e complexidade, mas não é raro encontrar dificuldades ao implantá-lo, diante das adversidades do mercado global.

Como fazer um planejamento estratégico?

Existem várias maneiras de se desenvolver um planejamento estratégico, mas podemos deixar algumas dicas para você começar o seu agora mesmo:

 1. Defina o seu objetivo

Comece definindo a missão, visão e valores da empresa, pois, sabendo qual é o propósito da marca, fica mais claro entender onde quer chegar.

2. Faça uma pesquisa de mercado

Conhecer o mar que está navegando é essencial para ter sucesso. Portanto, pesquise o mercado para entender as ameaças e oportunidades que ele te dá e, com isso, terá um diagnóstico externo.

3. Descubra seus pontos fortes e fracos

Conhece a análise SWOT? Também conhecida como Matriz FOFA essa ferramentas provê informações para uma análise fundamentada com foco no diagnóstico mais preciso de sua empresa.

4. Construa um plano de ação

Com as oportunidades e ameaças identificadas, é possível partir para a definição dos objetivos estratégicos e de um plano de ação para executá-los.

5. Mensure

É muito importante monitorar a execução para avaliar se é necessário rever a estratégia, portanto, não deixe de medir os resultados.

O que você vai encontrar no estudo de caso da Renata Vichi?

No conteúdo disponibilizado neste estudo de caso da Renata Moraes Vichi, o aluno do meuSucesso vai encontrar um guia que pontua ferramentas de apoio para o processo estratégico, com o auxílio didático para cada uma das fases:

  1. Metas;
  2. Diagnóstico;
  3. Uso de informações (internas e externas);
  4. Escolha da estratégia;
  5. Implementação da estratégia;
  6. Execução;
  7. Controle estratégico.

Além disso, você também pode aprofundar seu aprendizado nos temas:

  • Visão estratégica; 
  • Planejamento estratégico;
  • Desenvolvimento de produtos, projetos, frente de negócios;
  • Marketing comercial – linhas de produtos, estratégias; 
  • Alianças estratégicas; 
  • Mindset;
  • Liderança estratégica.

Já deu pra sentir o clima desse estudo de caso, né? Portanto, não fique de fora!

Já segue o MeuSucesso nas Redes Sociais?

Instagram: @meusucesso