Gustavo Caetano viu que a única chance que seu negócio tinha era mudar, porém completamente. Por que não?


Você sabe o que é pivotar? Se nunca ouviu essa palavra, é bom anotar. Quando se decide tomar a decisão de pivotar um negócio é porque ele vai mal e é preciso inovar, mudar o rumo, restaurar processos e até diversificar os produtos ou serviços oferecidos.

Porém, há outro motivo, perceptível aos empreendedores mais atentos e observadores, para pivotar o negócio: prever as tendências do mercado e mudar o rumo antes para aproveitar ao máximo as novas oportunidades.  Muitas vezes a empresa está indo muito bem, porém se ela não inovar tudo pode ser perdido em pouco tempo.

Foi esse o caso de Gustavo Caetano quando, em 2004, resolve empreender e surge a Samba Mobile, negócio promissor que em pouco tempo começou a distribuir games para celulares para os maiores canais de telefonia do Brasil até se tornar líder na América Latina. Tudo estava uma maravilha, mas….

UAI NOT

O que fez Gustavo ser um empreendedor de sucesso foi a sua perspicácia em mudar e fazer a si mesmo a pergunta: “uai not”. Deixando de lado o sotaque mineiro do empreendedor e as brincadeiras a parte, o termo em inglês “why not” já é referência entre palestrantes e faz alusão à capacidade de nos questionarmos e dizermos a nos mesmos “por que não tentar” ou “por que não seguir outro método” e assim por diante. Ou seja, é um mecanismo para estimular formas de pensar em possibilidades e oportunidades.

Esse mesmo termo é tema principal de nosso Estudo de Caso com o empreendedor e está bem evidente em toda a nossa comunicação, como também no conteúdo de nossas produções.

Isso aconteceu com a Samba Mobile e Gustavo percebeu que com o tempo o mercado ficou mais competitivo e seu negócio começou a perder percepção de valor. "A Tim me ligou e quis regonociar o contrato. Em vez de 50% para as duas partes, eles queriam 70% e 30% para a gente". O problema é que a maioria de seus clientes começaram a fazer o mesmo, porque a oferta havia mudado e outras empresas começavam a oferecer o serviço.

Foi preciso enxergar a mudança, montar um plano de ação e mudar o rumo da empresa. Nascia a Samba Tech, empresa especializada em serviços de vídeo digital para o segmento corporativo.

Em março, você vai entender o porquê o sucesso do negócio inicial não deixou o Gustavo em uma zona de conforto. Com cerca de 10 horas de conteúdo, nosso case, que é lançado neste mês, traz de forma apurada toda a trajetória do empreendedor, além de contar com um bate-papo entre o CEO do meuSucesso.com com o próprio Gustavo. Veja aqui o primeiro episódio dessa história incrível!

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.