O setor de Franchising teve aumento de 5,9% no faturamento do
2º trimestre se comparado ao mesmo período do ano passado segundo dados da ABF.


Hoje no Brasil existem 159.656 unidades de franquias empregando quase 1,3 milhão de pessoas.

O Brasil segue buscando sair da crise, e os brasileiros, seguem procurando uma maneira de construir uma empresa, seja do zero, abrindo um CNPJ enquadrado no MEI ou com grandes investimentos e, também, buscando fórmulas já concretas para realizar o sonho de ter o próprio negócio, por meio de franquias.

Estamos num país genuinamente empreendedor. De acordo com uma pesquisa realizada pela GEM (Global Entrepreneurship Monitor), o Brasil chegou a 38% na TTE (Taxa de Empreendedorismo Total), e o número revelado na pesquisa mostra que em torno de 52 milhões de brasileiros já têm o próprio negócio.

E a tendência desse número é continuar crescendo,  prova disso, é o crescimento no setor de franchising. No segundo semestre de 2019, se comparado ao mesmo período de 2018, o Brasil teve um aumento de 5,9% no faturamento do segmento de franquias.

Dados sobre franquias

De acordo com dados da ABF – Associação Brasileira de Franchising, o setor franqueado que mais cresceu no segundo trimestre de 2019 foi o de serviços e outros negócios (8,9%).

O total de empregos diretos gerados pelo setor de franquias aumentou 10% no segundo trimestre deste ano em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Outro impacto em consequência disso foi o número de trabalhadores com carteira assinada, que subiu de 1.224.987 para 1.348.235.

Atualmente estão registradas no Brasil 159.656 unidades de franquias. Além disso, outro dado interessante é que o número vem se espalhando por mais cidades. Dessa forma, o que fica claro é que diminuiu a concentração apenas no eixo Rio de Janeiro-São Paulo, e já atinge 45% dos municípios brasileiros. 

Os números sobre franchising de forma completa são divulgados trimestralmente no site da Associação.

Aprenda sobre franquias

O meuSucesso.com apresenta artigos para você identificar se seu negócio tem potencial para se tornar uma franquia e também motivos para investir em franquias, acesse grátis por 7 dias e confira também uma série completa sobre franquias, ministrada por Marcelo Cherto, especialista nessa área há décadas. Explore mais sobre esse setor e entenda se essa é a melhor forma de empreender no seu caso!

Além das aulas de Cherto, o meuSucesso apresenta vários estudos de casos que falam do empreendedorismo em franquias, cadastre-se grátis por sete dias e assista as aulas baseadas nos cases de Arione Diniz, Carlos Wizard, Robinson Chiba, Caito Maia, Alexandre Costa e Flavio Augusto. Aprenda com o meuSucesso!

Siga do MeuSucesso nas redes socias e fique por dentro de tudo!

Instagram: @meusucesso